MOITENSE»» David Nogueira faz balanço da época - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 9 de junho de 2022

MOITENSE»» David Nogueira faz balanço da época

Foi a equipa que mais jogos fez esta época…


 

MOITENSE CUMPRIU OBJECTIVO PROPOSTO PELO GRUPO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO


 

Ficou delineado ficar nos cinco primeiros, tendo em conta a quantidade de equipas e o nosso orçamento que era dos mais baixos, referiu o treinador

 



O União Futebol Clube Moitense, depois da excelente temporada feita na época passada que o levou à participação da Taça de Portugal após luta intensa com o Barreirense pela conquista do título que só ficou decidido na última jornada, voltou a estar em grande nível no campeonato desta temporada. 


O quinto lugar obtido num campeonato demasiado longo e algo desgastante, pela sobrecarga de jogos em determinado momento da época, é exemplo disso mesmo. E, no final todos ficaram satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho comandado por David Nogueira, jovem treinador de 29 anos, que aceitou o desafio para fazer o balanço da época mas escusou-se a dizer se vai continuar no clube. 


 


Considera que o quinto lugar obtido no campeonato foi uma boa classificação?

Considero um excelente resultado, primeiro porque foi o objectivo proposto por todo o grupo no primeiro dia de trabalho desta época. Ficou delineado ficar nos cinco primeiros classificados, tendo em conta a quantidade de equipas esta época, a qualidade das mesmas, os orçamentos dos adversários e o nosso orçamento (que era dos mais baixos), se não o mais baixo.


Que análise faz ao comportamento da equipa?

Poderia dizer eu tenho, mas não gosto muito do eu, por isso digo nós (eu e a minha equipa técnica), temos um lema desde que estamos neste clube que é o lema da superação. Esta foi mais uma época de superação da nossa parte, mas sobretudo dos nossos jogadores. Se analisarmos bem a época, se calhar fomos a equipa que mais jogou às quartas-feiras à noite e com menos espaço de recuperação/preparação. Não serve de desculpa, muito pelo contrário, serve de motivação. Fomos a equipa que fez mais jogos, até porque fomos a única que jogou duas vezes contra todos os adversários e ainda tivemos dois jogos para a Taça de Portugal.



Deixo aqui um reparo, para dar o exemplo de superação desta equipa. Jogámos com o Braga no fim-de-semana, num jogo com um desgaste extremo para o nosso contexto e realidade. Chegámos a ter jogadores que vieram jogar directamente dos seus trabalhos e na quarta-feira a seguir, já estávamos a jogar na Charneca de Caparica à noite, depois de um dia inteiro de trabalho para a maioria dos jogadores, e no domingo seguinte estávamos a ter o terceiro jogo da semana. Tivemos cerca de dois meses assim, a jogar ao fim de semana e às quartas à noite. Não é uma crítica, mas sim a forma de nós estarmos neste contexto, em constante superação.

 


E em relação à maratona que foi este campeonato, que tem a dizer?

Foi um campeonato muito desgastante porque vivemos em tempo de pandemia, não foi nada fácil gerir tudo isto. Jogar durante a semana não é nada fácil, nem para os jogadores, nem para os treinadores. Desgaste pós trabalho, alterações de ciclos de treinos constantes e tantos outros constrangimentos. Mais que o desgaste físico há também o desgaste emocional. Posso dizer que o último mês, foi mais de trabalhar no sentido de deixar os jogadores o mais "relaxados" do que propriamente trabalhar o processo.


 


A participação do Moitense na Taça de Portugal foi o momento mais marcante da época?

Sem dúvida que foi! A começar por olhar para as bancadas e vermos aquele mar de gente a torcer por nós, os nossos adeptos. A eles o nosso eterno obrigado. Jogar contra um clube como o Sporting Clube de Braga e viver um momento daqueles, foi o nosso auge enquanto treinadores (equipa técnica), acredito que para a maioria dos nossos jogadores, se não para todos e também para o clube, o mesmo.

 

Na próxima época vai continuar como treinador do Moitense?

Em relação a esta pergunta, gostaria de a ler como se estivesse a ler outra e a responder à mesma. Não é uma crítica, mas sim uma opinião para nos unirmos mais e melhorarmos as nossas relações enquanto clubes e enquanto associação e seja para o União Futebol Clube Moitense ou mesmo para outro clube, deixo a minha sugestão: Um jogo daquela dimensão (Moitense – SC Braga), para a nossa associação e para o nosso distrito, deveria ter equipas da nossa competição interna a ver e a apoiar. É isso que nos faz crescer. Pois esta época foi o Moitense a ter esta oportunidade única e amanhã pode ser outro clube do distrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here