NICOLAU TAVARES»» Termina ciclo de três anos no Alentejo - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 25 de julho de 2022

NICOLAU TAVARES»» Termina ciclo de três anos no Alentejo

Ex-jogador do Grandolense e Almada revela ambição…


 

“O MEU OBJECTIVO PASSA POR SER TREINADOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL”

 



Nos últimos três anos treinou na Divisão de Elite da AF Évora e tirou o curso de Nível II, mas não quer ficar por aqui. A sua ambição leva-o a pensar em mais altos voos.

 


 


Nicolau Tavares é um nome de referência nos meandros do futebol da região devido à qualidade que demonstrava como jogador nos emblemas que representava. E agora, aos 38 anos, quer sê-lo também como treinador.



Depois de um longo percurso como jogador que teve início em Almada e prosseguiu depois no Monte de Caparica, Charneca, Algés, Grandolense, Serpa e Cova da Piedade, para além de passagens também pelo Benfica do Ribatejo, Valonguense e Vila Nova de Foz Côa, Nicolau Tavares assumiu as funções de treinador no Escouralense, clube do concelho de Montemor-o-Novo, que disputa a Divisão de Elite da AF Évora.


O trabalho realizado foi positivo mas porque o clube mudou de direcção a ligação entre as duas partes terminou., encontrando-se agora sem clube.



O seu ciclo no Escouralense terminou, quer explicar por que razão?

Sim, é verdade, estou de saída. Há três anos recebi um convite para treinar o Escouralense, do Distrital de Évora. O clube tinha acabado de subir de divisão e o objectivo passava por assegurar a manutenção, levei alguns jogadores aqui da zona comigo, que ajudaram bastante neste projecto, e conseguimos fazer sempre campeonatos tranquilos. Tínhamos uma equipa muito competitiva que se batia sempre de igual para igual contra todos os adversários do campeonato. No final da época a direcção mudou e nós, devido a isso, decidimos não continuar e terminámos a nossa ligação ao clube que durava há três anos.


Pelo que acaba de dizer foi positivo o trabalho realizado?

Sim, muito positiva, não só na parte desportiva mas também na vertente social porque conheci muitas pessoas e fiz muitas amizades que vão ficar para toda a vida. Estas são as coisas boas que o futebol nos traz. A minha passagem pelo clube foi excelente em todos os aspectos.



E agora como vai ser o futuro?

Inicialmente, em conjunto com os restantes elementos da equipa técnica, tínhamos decidido fazer uma pausa porque foram três anos desgastantes com muitas viagens para o Alentejo. Mas alguns jogadores que estão connosco há bastante tempo pediram para continuarmos. Neste momento não temos nada porque não era para treinarmos esta época mas tendo em conta o pedido dos jogadores estamos receptivos a convites que possam surgir. Vamos aguardar para ver se aparece alguma coisa, se aparecer iremos analisar e estudar as propostas.


Fica à espera que o telefone toque?

Sim, é isso, mas há também outras coisas importantes para fazer como é o caso da nossa formação. Uma das coisas boas que consegui a nível pessoal foi terminar o curso de treinador de segundo nível (UEFA B). Esta questão dos cursos é muito importante. Como todos sabemos tem havido muitos problemas com alguns treinadores por causa dos cursos. Nós temos feito algumas formações, e tirado cursos porque queremos estar sempre dentro daquilo que são os critérios e exigências da Associação Nacional de Treinadores. No meu caso pessoal tinha o curso de primeiro nível tirado em Setúbal e agora terminei o de segundo nível em Évora mas a minha vontade é continuar a evoluir como treinador e se surgir a oportunidade fazer o curso UEFA A para poder aspirar a outros voos.



Até onde quer chegar como treinador?

Antes de responder directamente a essa pergunta gostaria de dizer que em termos pessoais não houve aproveitamento das minhas qualidades como jogador, talvez por culpa própria devido à vida que levava. Fui pai muito cedo e comecei a trabalhar ainda muito jovem e isso fez com que infelizmente não me pudesse dedicar a 100% ao futebol e aproveitar e as qualidades que tinha como jogador. Mas, como se costuma dizer, toda a gente deve ter uma segunda oportunidade na vida e a minha acredito que seja como treinador. Quero aproveitar os conhecimentos que adquiri enquanto jogador, isso pode ser importante nesta transição para treinador. Não vou esconder que quero chegar longe e gostava de fazer do futebol o meu futuro. O meu objectivo passa por ser treinador profissional, tenho essa ambição e é para isso que ando a fazer formações e a tirar cursos.


No caso de surgirem propostas tem alguma preferência?

A nossa preferência vai para uma equipa de seniores. Estivemos três anos na AF Évora e fizemos um trabalho positivo, apesar de termos tido um grande problema. Não tínhamos formação porque naquela localidade os jovens saem todos de lá para a cidade para estudar ou trabalhar, por isso só tínhamos equipa de seniores. Como disse, a nossa preferência vai para os seniores mas às vezes para dar três ou quatro passos à frente temos que dar um para trás. Portanto, qualquer proposta que surja será avaliada independentemente da divisão, o que pedimos é que haja condições para colocar em prática o nosso trabalho.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here