ATLETISMO»» Amora recebe no domingo mais de 1500 atletas de todo o país - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

ATLETISMO»» Amora recebe no domingo mais de 1500 atletas de todo o país

Percurso já está devidamente preparado para o evento…

 

CORTA-MATO CIDADE DE AMORA E CAMPEONATOS NACIONAIS DE CORTA-MATO

 

 

Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Maratona Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga são alguns dos clubes participantes.

 

 


A apresentação pública do 32.º Corta-Mato Cidade de Amora e da 99.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, que se disputam no próximo domingo, dia 27 de Novembro, a partir das 9 horas, na Quinta Maria Pires, em Amora, decorreu ontem no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento.

 

O vereador da Câmara Municipal do Seixal com o pelouro do Desporto, Bruno Santos, salientou que “este evento decorre de uma união de vontades entre as várias entidades”, que permite trazer ao concelho do Seixal uma prova nacional histórica. O autarca salientou ainda a importância da prática desportiva popular e da formação de crianças e jovens, impulsionada pelas boas condições criadas no concelho do Seixal para a prática da modalidade de atletismo.


 

A complexidade organizativa do evento, lembrada pelo presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, José Serrano, também presente, e, particularmente, a preparação do terreno para corresponder às exigências deste tipo de competição, foram outros dos desafios destacados tanto por Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, como pelo vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Bernardo. “Foi feito um esforço conjunto para reunir as condições ideais no percurso, incluindo a dificuldade esperada neste tipo de competição”, sublinhou o vice-presidente, lembrando ainda a importância destes campeonatos organizados desde 1911, na vertente masculina, e desde 1967, no sector feminino.

 


De salientar, que na apresentação pública estiveram presentes os atletas Nélson Cruz, Miguel Moreira, Samuel Barata e Paulo Guerra.

 

Prevê-se a participação, nas provas, de mais de 1500 atletas oriundos de todo o país e estarão presentes os maiores e mais representativos clubes nacionais: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Maratona Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga e muitos outros.

 

O Corta-Mato Cidade de Amora é um dos maiores eventos de atletismo nacionais que, no ano de 2021, contou com a participação de 1050 atletas, uma das maiores de sempre nesta prova. A competição tem demonstrado claramente o trabalho que se tem vindo a realizar em conjunto com o movimento associativo popular e as juntas de freguesia, em prol do desenvolvimento do atletismo a nível local e nacional. A iniciativa integra o 33.º Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal 2022.


 

Os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato tiveram início na segunda década do século passado, no dia 7 de maio de 1911, com o triunfo de Francisco Lázaro, então a representar o Benfica. A competição inclui as provas principais e atribui ainda os títulos individuais de sub-23, sub-20 e sub-18 (nestas duas últimas categorias é também atribuído o título colectivo), o título de estafeta mista (na segunda edição) e ainda as provas para os escalões de veteranos (também campeonatos nacionais).

A organização está a cargo da Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora, Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Setúbal e movimento associativo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here