Atletas confirmaram o favoritismo ...
MATVIY FARYMA (TORRENSE ) E SOFIA VALENTE (COLÉGIO EFANOR) CONQUISTAM OURO EM DILI
![]() |
Matviy Faryma (Torrense) e Sofia Valente (Colégio Efanor)dominaram por completo as provas absoluta e feminina de semi-rápidas e conquistaram as respetivas medalhas de ouro.
Ambos os representantes do xadrez português venceram as provas com cinco triunfos em cinco jornadas, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído à partida, por via da pontuação Elo.
Os dois Sub-16 portugueses estão bem encaminhados para também arrecadarem os títulos na vertente de clássicas, pois lideram as respetivas provas, com 3 pontos, equivalentes a três vitórias. Para repetirem as conquistas das semi-rápidas, Matviy Faryma e Sofia Valente precisam de ganhar as duas partidas restantes.
A última competição de xadrez dos Jogos da CPLP é a de Pares Mistos, a realizar no ritmo de rápidas, no dias 24 e 25 de julho. O par Faryma/Valente é naturalmente favorito a trazer mais um título para Portugal.
O xadrez é uma das oito modalidades dos 12.ºs Jogos da CPLP, juntamente com o atletismo, basquetebol, futebol, karaté, taekwondo, ténis e voleibol de praia. Além dos dois jogadores, a delegação portuguesa conta com o presidente da FPX, Dominic Cross, o selecionador nacional, António Pereira dos Santos e Margarida Coimbra, que integra a equipa de árbitros.
Classificações:
Semi-rápidas absoluto:
1.º Matviy Faryma (Portugal), 5 pontos
2.º Célio Tchilulo (Angola), 4
3.º Noelio Menezes (Timor-Leste), 3
4.º Daniel Ramos (São Tomé e Príncipe), 1
5.º Celton Ramos (Cabo Verde), 1
6.º Denilson Simbine (Moçambique), 1.
Semi-rápidas feminino:
1.º Sofia Valente (Portugal), 5 pontos
2.º Akiane Moreno (Cabo Verde), 3,5
3.º Daniela Santana (Angola), 3,5
4.º Melissa Moura (São Tomé e Príncipe), 2
5.º Amélia Catota (Timor-Leste), 1
6.º Calumia Ayrin (Moçambique), 0.
Sem comentários:
Enviar um comentário