NATAÇÃO»»» Nadadores da AN AMORENSE e SFUAP na Ucrânia - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 4 de abril de 2013

NATAÇÃO»»» Nadadores da AN AMORENSE e SFUAP na Ucrânia

No Campeonato Nacional de Juniores e Seniores 

 Diogo Silva e Rafael Gil colocaram
 o visto no passaporte para a Ucrânia 

 Com os títulos alcançados, os dois nadadores da margem sul garantiram a sua presença na selecção nacional que vai participar no Multinações Júnior, que se realiza no próximo fim-de-semana, em Kiev.

 A equipa de juniores da Associação Naval Amorense esteve em plano de grande evidência no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores que se realizou durante três dias no Complexo Olímpico de Piscinas, em Coimbra.

Na competição participaram 377 nadadores, 202 masculinos e 175 femininos, em representação de 64 clubes oriundos dos mais diversos pontos do país incluindo Açores e Madeira.

 Os jovens amorenses, todos de primeiro ano na categoria, estiveram em excelente nível e demonstraram que ainda têm uma grande margem de progressão sobretudo nas provas longas onde se notou alguma falta de experiência. Atento a este pormenor esteve certamente o técnico Ricardo Santos, o homem que tem revolucionado a modalidade no concelho do Seixal.

 A nível individual, Rafael Gil (Naval Amorense), de 17 anos, conquistou o título de campeão nacional nos 1500 livres com o excelente tempo de 16:12.87 e foi vice-campeão nos 800 livres com 8:29.47, marcas que passam a ser recordes pessoais.

Diogo Silva (SFUAP), também comprovou o seu bom momento de forma ao dominar por completo os 100 e 200 bruços, onde alcançou igualmente as suas melhores marcas pessoais (1:07.43 e 2:24.15).

Com os resultados alcançados, os dois nadadores da margem sul garantiram a sua presença na selecção nacional que vai participar, já nos dias 6 e 7 de Abril, no Multinações Júnior, que se realiza na Ucrânia. 

Colectivamente o grande destaque vai para a equipa da Associação Naval Amorense constituída por Miguel Alves, João Santos, Rafael Gil e Tiago Azevedo, que alcançou um marco histórico para a colectividade ao sagrar-se campeã nacional nas estafetas de 4X50 estilos, 4X100 e 4X200 livres.

Na globalidade a equipa amorense conquistou 13 medalhas, 11 na categoria de juniores e duas em seniores, sendo quatro de ouro (Rafael Gil e as três estafetas), sete de prata (duas por Tiago Azevedo, João Santos, Rafael Gil, David Leiria, Rafael Nunes, estafeta 4X50 livres) e duas de bronze (João Santos e David Leiria).




A SFUAP teve na figura de Diogo Silva o seu melhor representante com a conquista de duas medalhas de ouro que lhe valeram dois títulos de campeão nacional nos 100 e 200 bruços.

Vasco Gaspar ganhou bronze nos 1500 livres (16:12.91) e a estafeta sénior feminina de 4X200 livres, com Helena Carvalho, Joana Santos, Marta Miranda e Marta Saraiva obteve também a medalha de bronze com 8:54.88.

A nível técnico, estes campeonatos ficaram longe do desejado porque não se registaram marcas de relevo. A nova direcção da FPN tem que pensar em algumas mudanças para tentar colmatar a lacuna.

As grandes figuras do campeonato acabaram por ser os jovens da margem sul e o portuense Miguel Nascimento que dominou as seis provas em que participou, alcançando, inclusive, um novo máximo nacional nos 100 mariposa (52.42).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here