CICLISMO»» Paio Pires na Volta a Portugal de Cadetes - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 10 de agosto de 2013

CICLISMO»» Paio Pires na Volta a Portugal de Cadetes

Rafael Antunes e Marvin Scheulen foram os melhores da equipa

Jovens de Paio Pires resistiram à dureza
da última etapa mas caíram na classificação geral

Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) conquistou hoje a 6.ª Volta a Portugal de Cadetes, graças a uma actuação exemplar na última etapa, uma ligação de 69,1 quilómetros, entre Terras de Bouro e Fafe, que ganhou isolado.


O ciclista da equipa ribatejana completou a dura tirada, percorrida sob um calor tórrido, em 2h05m16s, à média de 33,097 km/h, deixando o segundo classificado, campeão nacional de cadetes em 2012, Marcelo Salvador (CA Farma/Belalgas/Mato Cheirinhos), a 40 segundos, e o terceiro, Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 1m23s.




30 desistências na derradeira etapa

Na etapa que registou 30 desistências, os jovens de Paio Pires resistiram todos mas as classificações não foram de forma nenhuma as desejadas: Rafael Antunes foi o que melhor se classificou, em 18.º lugar, a 4.57 do vencedor; Marvin Scheulen terminou em 21.º lugar a 8.16; José Arroyo em 37.º lugar a 14.53; Nuno Marques em 45.º a 19.32; Francisco Soares em 49.º a 24.31, Daniel Marcos em 56.º a 25.30; Tiago Guerreiro em 61.º a 25.53 e Daniel Silva a 25.56. Por equipas, na etapa o LA Alumínios/SGR Ambiente/CC A. Paio Pires terminou em oitavo lugar.


A vitória do corredor natural do Bombarral, actual campeão nacional de contra-relógio, começou a desenhar-se ainda antes do quilómetro 10, quando, na primeira montanha da viagem, o seu colega de equipa Diogo Duarte integrou um grupo de quatro fugitivos com a intenção de, mais adiante, ajudar Tiago Antunes, quando este saísse do pelotão. Isso não tardou, pois o bombarralense atacou na segunda subida do dia, com cerca de 17 quilómetros percorridos.


O grupo de fugitivos nunca mais foi alcançado pelo pelotão, tendo Tiago Antunes o discernimento necessário para perceber qual seria o melhor momento para se isolar dos companheiros de ocasião. Fê-lo já nos últimos 5 quilómetros, na subida para Golães.



O CC José Maria Nicolau impôs-se em toda a linha, já que, além da vitória individual, alcançou o triunfo colectivo. Pedro Preto (EC Venceslau Fernandes/EC Carlos Carvalho) ganhou a camisola dos pontos, Álvaro Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) foi o melhor trepador e Fábio Silva (CC Avidos/Metalização A. Lemos) foi o melhor cadete de primeiro ano.


Federação Portuguesa de Ciclismo só disponibilizou
a classificação geral de 42 dos 69 ciclistas que concluíram a prova

Na geral, Tiago Antunes concluiu a Volta a Portugal de Cadetes com uma vantagem de 59 segundos sobre Marcelo Salvador e com uma diferença de 1m40s relativamente a Jorge Magalhães, segundo e terceiro, respetivamente. O anterior camisola amarela, André Carvalho (EC Venceslau Fernandes/EC Carlos Carvalho) não resistiu aos ataques da concorrência e, sem equipa capaz de defender a liderança, acabou a prova no quinto lugar da geral individual, a 2m43s do vencedor.

Rafael Antunes acabou por ser o ciclista mais bem classificado da equipa do Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires ao concluir a prova no 16.º lugar a 5.12 do vencedor; Marvin Scheulen foi 20.º a 8.29 e José Arroyo 42.º a 22.30. A Federação Portuguesa de Ciclismo só disponibilizou a classificação geral de 42 dos 69 ciclistas que concluíram a dura prova. Na geral colectiva o LA Alumínios/SGR Ambiente/CC A. Paio Pires terminou em 7.º lugar.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here