COVA DA PIEDADE»» Ricardo Silva treinador da equipa de Juvenis - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 7 de dezembro de 2013

COVA DA PIEDADE»» Ricardo Silva treinador da equipa de Juvenis

Na série E do Campeonato Nacional

“Estamos a realizar um campeonato acima das expectativas”


A equipa de Juvenis do Cova da Piedade está a realizar um campeonato sensacional. À entrada para a 14.ª jornada os jovens piedenses estão na terceira posição à frente de clubes com grandes tradições no futebol juvenil como é o caso do V. Setúbal e do Belenenses, que derrotou ainda muito recentemente. Seis vitórias, quatro empates e três derrotas é o desfecho dos resultados conseguidos até agora que lhe dão 22 pontos, menos 8 que o segundo classificado [Oeiras] e menos 10 que o primeiro [Estoril]. Quer isto dizer que vai ser muito difícil chegar a uma das duas primeiras posições que dão o apuramento para o play-off que decide o título nacional. Mas, seja como for, e aconteça o que acontecer nos jogos que ainda faltam, uma coisa é certa, ninguém tira o brilhantismo do trabalho até agora realizado pelo grupo que tem revelado muita qualidade. Para tentarmos saber como é que o grupo de trabalho está a viver este momento fomos ao encontro do treinador Ricardo Silva.

“A equipa tem surpreendido”

O C. Piedade está a realizar um excelente campeonato. A equipa está a surpreendê-lo ou era isto que esperava dela?
Sim, é verdade que estamos a realizar um campeonato acima das expectativas. É verdade que o que perspectivámos no início da época não passava por andarmos nos lugares da frente. Tendo em conta os nossos objectivos iniciais podemos afirmar que a equipa tem surpreendido. Mas também não é menos verdade que todos temos noção que a posição que ocupamos na classificação é o reflexo do trabalho realizado, juntamente com a qualidade que os atletas possuem. Quero aproveitar para agradecer ao grupo de trabalho, restante equipa técnica, atletas e directores por todo o empenho e dedicação. Está a ser muito positivo mas ainda não garantimos nada!

Qual a análise que faz do campeonato até agora e o que perspectiva até ao fim?
Na minha opinião a série é muito equilibrada, apesar de reconhecer superioridade ao nível da regularidade, relativamente às equipas do Estoril e Oeiras. Todas as outras, incluindo-nos, demonstram falta de maturidade, ou mesmo, menos qualidade que as referidas. As restantes equipas são todas muito idênticas. Assim se pode justificar o porquê de os resultados serem tão nivelados e tão inconstantes.

“Os miúdos estão contentes”

Estar à frente do V. Setúbal e do Belenenses é um feito notável por se tratar de dois históricos do nosso futebol. O que é que isso representa para si, para os atletas e para o clube?
Para mim representa termos a oportunidade de ocuparmos com muito orgulho, o 3.º lugar com inteira justiça. È um direito conquistado por nós. Seria modéstia a mais não assumir que estar à frente de equipas históricas no futebol português, principalmente no futebol juvenil, me deixa bastante satisfeito. Estamos cientes deste pequeno feito e orgulhosos por tal. Termos vencido estes dois históricos clubes, significaram os mesmos pontos, que as vitórias em casa com o Fabril e Juventude de Évora. Ou seja 3 pontos cada vitória. Muitos destes jogadores nunca tinham jogado num campeonato nacional até então, e alguns nunca mais jogarão contra clubes com este histórico. Logo é um feito assinalável mas como referi, valem os mesmos pontos das vitórias sobre os restantes adversários. Os miúdos estão contentes, cientes que pelo seu desempenho, a responsabilidade e a exigência com eles será maior por parte de quem os segue e apoia. Relativamente ao clube, pergunto se alguma vez tinham vencido na mesma época estes dois históricos e por números tão esclarecedores.

Recado aos pais

A diferença para os dois primeiros lugares é considerável. Ainda acredita que pode lá chegar ou isso está fora de questão?
Os nossos objectivos são os mesmos que foram formulados em Julho. Garantir a manutenção quanto antes e ainda nos faltam cerca de 30 pontos. A hipótese de chegar ao segundo lugar é bastante remota. Parabéns ao Estoril e Oeiras pelo campeonato quase imaculado que têm realizado. A sua regularidade é uma constante.

Tem sentido o apoio dos adeptos?
É uma questão ambígua. Se por um lado constato que quando jogamos no nosso campo, a moldura humana é considerável, então posso afirmar que há muita gente que está connosco. Por outro lado, quem mais deveria apoiar a equipa, na minha opinião, não o faz e vem apenas para ver o seu respetivo filho e se por ventura não é opção semeiam o mau estar e mau ambiente. Isto é que mais lamento no futebol Juvenil. Deveríamos estar todos orgulhosos do desempenho do nosso grupo, pois este é um desporto puramente coletivo e estão a dar demasiada importância à individualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here