AMORA»» Grande entrevista ao presidente do clube - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

AMORA»» Grande entrevista ao presidente do clube

Carlos Henriques está confiante na realização de uma boa temporada…

“SE TIVERMOS QUE SUBIR DE DIVISÃO CÁ ESTAREMOS PARA ENFRENTAR ESSA REALIDADE”

No arranque da nova época desportiva e numa altura em que o clube se prepara para discutir com o Olímpico do Montijo o apuramento para os quartos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Setúbal e, posteriormente, participar no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão onde se apresenta com algumas pretensões, Carlos Henriques, presidente do Amora Futebol Clube deu uma entrevista ao JORNAL DE DESPORTO com o objectivo de esclarecer e desmistificar algumas situações relacionadas com o clube.

Carlos Henriques, que respondeu a todas as questões colocadas sem rodeios, disse que a escolha do novo treinador foi uma aposta sua e que tem muito a ver com aquilo que preconiza para o futebol do Amora, abordou também a política de reforços, os resultados até agora obtidos pela equipa, a importância de rodar jogadores vindos dos juniores, do trabalho desenvolvido pela Academia, da entrada de novos sócios, da venda de camisolas e também do desejo de ver a equipa subir de divisão.

“A escolha de David Martins para treinador foi uma aposta minha”

O Amora tem uma nova equipa técnica e alguns novos jogadores, situações perfeitamente normais. Vamos então saber porque se deu esta mudança e como a direcção está a ver este início de temporada?
Esta mudança na equipa técnica e a aposta nos jogadores que entraram têm um sentido. Os jogadores que entraram foi a pedido da equipa técnica com o intuito de preencher alguns lugares que nós julgávamos serem necessários para fazer alguns ajustes no plantel. É evidente que tudo foi feito em sintonia com o novo treinador, que foi uma aposta minha com o aval do departamento de futebol. A entrada do David Martins tem muito a ver com aquilo que preconizamos para o futebol do Amora que é uma estabilidade em termos emocionais. Precisávamos de alguém que sentisse o clube, daí também a escolha do David porque é da Amora, conhece o Amora e grande parte destes atletas, que transitaram de uma época para a outra, para que não se sentisse muito a mudança que houve. Tentou-se também ficar com alguns elementos da equipa técnica anterior e convidámos o Russiano que era um elemento preponderante na anterior equipa técnica anterior e é também preparador físico. Procurámos também, com a entrada do secretário- técnico, blindar mais a equipa técnica para aglutinar mais o trabalho de forma a não se esforçar tanto e entraram também mais dois directores. Penso que agora estão criadas as condições para o Amora [dentro daquilo que já vinha fazendo] jogar para os primeiros lugares de uma forma mais vincada por força daquilo que foram os ajustes que se fizeram. Portanto, as nossas expectativas são boas e a confiança na equipa técnica é total. Pensamos que estamos a dar o passo certo.

“Domingo vamos ter que ganhar para ficarmos apurados”

O plantel foi reforçado e dá a ideia que ficou mais forte mas os resultados neste início não estão a ser os mais desejáveis…
Sim pode-se fazer essa análise. Os elementos preponderantes que saíram foram o Carlitos, o Jandir e o Miguel Abreu [que embora não fosse titular foi utilizado muitas vezes] e entraram por sua vez vários jogadores. Procurámos desde logo matar o assunto do ponta-de-lança com as entradas do Ricardo Santos, doWillians e do Luisinho [que também faz a ala direita ou esquerda]. Na defesa saiu o Jandir que era um dos elementos chave da equipa [até pelos golos que marcou na última época] mas também o substituímos de uma forma inteligente com um jogador de características diferentes mas que também nos dá plenas garantias. Fomos buscar também um central [Carlos Soares] para uma zona onde estávamos um pouco debilitados porque só tínhamos o Freire e o Alex [já que o Láudio esteve muito tempo lesionado na época passada], mas não tivemos grande sorte porque se lesionou com uma rotura de ligamentos logo no primeiro treino. O Láudio neste momento já estar a ser trabalhado e tem mais perspectivas de ser utilizado esta época mas mesmo assim ficamos com poucas soluções para esta zona. Em relação aos resultados convém dizer que nesta fase o David tem vindo a dar oportunidade a todos os jogadores que fazem parte do plantel. Nos jogos com o Banheirense e com o Paio Pires terminámos os com três jogadores vindos dos juniores e o que é facto é que cumpriram. Não queremos correr riscos de não ficar apurados para a fase seguinte da taça e tudo tem vindo a ser calculado. O jogo mais importante vai ser este domingo porque temos que ganhar para ficar apurados. Portanto, nada está hipotecado.

O Amora está então confiante na vitória domingo sobre o Olímpico do Montijo?
Claro que sim. Pela sua história e pela sua presença nas provas em que entra o objectivo do Amora passa sempre pela vitória. Temos vindo a trabalhar para dotar todas as equipas com melhor qualidade técnica, melhores condições de trabalho e melhores jogadores. Por isso, estamos confiantes.


“75 a 80% do plantel é oriundo da formação”

Considera importante a integração dos jovens oriundos da formação no plantel da equipa sénior?
Para nós é mesmo muito importante. Nos dois últimos anos o Amora colocou seis miúdos dos juniores no plantel sénior e tem na sua equipa principal o maior número de atletas oriundos da formação [cerca de 75 a 80%] e eu pergunto qual é o clube no distrito que tem um registo igual.
Temos uma academia a trabalhar bem, com mais segurança, com maior número de atletas, a qualidade está a aumentar e o Amora tem vindo a subir nas tabelas classificativas. Esta época, temos grandes expectativas principalmente nas equipas de juvenis e iniciados. É um trabalho que vai dando os seus frutos. A título de curiosidade aproveito para referir que a equipa de juvenis que vai disputar o campeonato distrital já leva seis a sete anos de casa. Isto é muito importante porque quando chegam a seniores já conhecem bem a realidade do clube.

“Ninguém pode garantir que vamos ser primeiros”

Em relação ao campeonato há muita gente que interroga se o Amora quer ou não subir de divisão. O ano passado ficou em segundo lugar e esta época reforçou-se. É ou não para subir?
Nós apostámos no David Martins porque é uma pessoa que tem um estado emocional completamente diferente do anterior técnico e porque é uma pessoa consentânea para com toda a direção que acha que tem umas características importantes para aquilo que se pretende para o Amora. E também sabemos que enquanto jogador já tem a experiência do que é subir de divisão. Jogou aqui no Amora já com 34/35 anos onde mostrou que sabia liderar um grupo e que tinha condições para no futuro ser treinador. Sendo assim, porque não aproveitá-lo se ele é daqui. Não se pode dizer que o David não conhece nada disto, porque é mentira. Ele passou quase toda a sua vida aqui no distrital e subiu com alguns clubes, nomeadamente com o Fabril e o Barreirense. Portanto é um conhecedor do futebol distrital e temos toda a confiança nele.

E em relação ao campeonato?
Não é importante chegar à taça e fazer exibições do outro mundo mas sim desenvolver um trabalho que dê frutos mais à frente no campeonato. Toda a gente está imbuída nesse espirito começando pela equipa técnica e pelos jogadores que este ano parecem estar com mais disposição de atacar os primeiros lugares. Ninguém pode garantir que vamos ser primeiros, ou segundos. Se tivermos que subir de divisão cá estaremos para enfrentar essa realidade.



E o Amora está preparado para isso?
O Amora neste momento começa a ter condições para experimentar um campeonato superior que, pelo que me apercebo, é mais difícil subir do que permanecer lá. O que estou a dizer pode parecer mentira devido ao facto do que tem acontecido ao Fabril e ao Barreirense mas não tem acontecido ao C. Piedade que todos os anos se houve dizer que está com dificuldades mas tem-se mantido sempre e até tem andado pelos primeiros lugares. Tudo tem a ver com a estabilidade que se consegue dar à equipa. É evidente que as despesas são maiores mas eu penso que o Amora [fazendo um pouco o retrato do que é actualmente] está com uma grande dinâmica

“O clube está com uma grande dinâmica e a entrada de novos sócios
e a venda de camisolas são exemplos disso”

Quer especificar?
Com certeza. Nos últimos três meses temos tido 20 a 30 novos sócios a entrar, por mês e em Setembro esse número foi ainda superior. Com as camisolas passa-se o mesmo. Estive a falar com pessoas do marketing de outros clubes e cheguei à conclusão que somos neste momento o clube do distrito que mais camisolas vende (134) e isto serve de indicador para aquilo que pode ser uma dinâmica de vitória em termos de futuro. O Amora precisa de ter um futuro e de chamar as pessoas da terra. Está feito grande parte do trabalho mas não está feito o trabalho todo e esta equipa de futebol é um bocadinho a mola real disto tudo.
Há muita gente que é sócia do clube porque reconhece que ele está a ter credibilidade mas também há quem seja sócio porque a equipa está a fazer boa figura e há ainda outros [os mais antigos] que choram quando falam do clube. Isto é sinal de que a coisa mudou e eles sentem que o trabalho que está a ser feito dignifica o clube. Portanto, há que ter calma sem deixar de ter ambição. Como prova disso, falo também dos patrocínios. Este ano o Amora conseguiu arranjar forma de estar um pouco mais descansado mas se dermos um passo mais acima, ainda conseguiremos mais e melhores patrocínios. Há coisas que se vão conjugando e eu acho que é importante para a freguesia e até mesmo para o próprio concelho ter um clube que marque um bocadinho o nosso futebol.

Que mais importa salientar nesta altura?
Em primeiro lugar dizer que é importante fazer uma reflexão do trabalho que esta direcção tem feito nos dois anos e meio de mandato, que termina em Junho. No dia do aniversário saiu um vídeo que traça a história do que foi feito. Mas eu gostaria que as pessoas percebessem que tudo o que fizemos foi sempre a pensar que estávamos a fazer bem [embora tivesse havido uma ou outra coisa que fizemos mal] mas o trabalho tem que ser analisado por duas vertentes.

“O Amora passou de ser de novo um clube credível e simpático”

Quais concretamente?
 Há cerca de dois anos e meio já ninguém queria ouvir falar do clube mas nos dias de hoje o Amora passou de ser de novo um clube credível e simpático porque voltou a despertar algumas emoções às pessoas que estavam mais afastadas, daí o número de sócios ter amentado. Depois, penso que as pessoas também já se aperceberam que há aqui um coração a trabalhar Estou a falar do futebol juvenil e da formação. O Amora tem subido de uma forma muito engraçada, não só em termos classificativos, mas também em relação ao número de praticantes que quase triplicou em função ao que era há dois anos. Eu tinha alguma expectativa mas sempre pensei que seria uma certeza o Amora ter as suas equipas a disputar os primeiros lugares. Este ano a nossa grande aposta está centralizada essencialmente nas equipas de juvenis e iniciados. Há muito pouco tempo os miúdos fugiam do Amora e hoje acontece o contrário. Isto para mim é muito importante. Por último quero deixar um apelo a todos os sócios e simpatizantes do Amora para que ajudem o clube e a equipa a chegar onde todos nós ambicionamos; ou seja, chegar ao fim do campeonato em primeiro lugar.     

    

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here