ATLETISMO»» Corta-Mato de Amora - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ATLETISMO»» Corta-Mato de Amora

Participaram mais de mil atletas de 100 clubes de todo o País…

NELSON CRUZ (CLUBE PEDRO PESSOA) E SILVANA DIAS (BENFICA) FORAM OS VENCEDORES


O actual campeão nacional de corta-mato Nelson Cruz (Clube Pedro Pessoa), que completou os 10.000 metros do percurso em 32 minutos e 55 segundos, foi o brilhante vencedor da 27.ª edição do Corta Mato Cidade de Amora que se correu no passado domingo, no Parque do Serrado. Em segundo lugar classificou-se Nuno Carraça (Abrunheira) com 33,10 e na terceira posição ficou Luís Macau (Juv. Vidigalense) com 34,20.

No sector feminino Silvana Dias (Benfica) que gastou 22 minutos e 20 segundos para percorrer os 6.000 metros foi a primeira a cortar a linha de chegada no escalão de seniores, seguida de Vera Fernandes (Bela Vista) com 23,16. O terceiro lugar foi conquistado por Sofia Marmelo (Benfica) com 23,41.

De registar que nesta prova, uma das mais emblemáticas do concelho, de elevado nível competitivo e grande participação, participaram mais de 1.000 atletas e 100 equipas de todo o País, contando-se entre eles alguns que lutavam pelo apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores, que se realiza, em Dezembro, na cidade de Chia, na Sardenha, em Itália.

Em relação à observação feita pela comissão técnica da Federação Portuguesa de Atletismo sobre os atletas a seleccionar, os melhores classificados foram Hugo Gil (Ingleses FC) que gastou 23m 04s para percorrer os 7.000 metros, Filipe Fialho (GD Diana) com 23,09 e Filipe Vitorino (Rio Maior) que se classificaram por esta ordem nos três primeiros lugares.

No sector feminino a vencedora da prova de 5.000 foi Sofia Teixeira (Várzea) com 18,29 que cortou a linha de chegada à frente de Lília Martins (actual campeã nacional de corta-mato) e Catarina Guerreiro (ambas, do Sporting). 


“O Cross de Amora é um ícone do atletismo nacional”


Durante a prova o nosso jornal falou com os vencedores das provas de apuramento para o europeu e com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira:





Sofia Teixeira: “Trabalhei muito para isto”

“Trabalhei muito para isto. Trabalho 8 horas por dia e no fim tenho que treinar, não é fácil gerir isto mas fiquei muito contente. É a recompensa pelo do meu trabalho. Não estava à espera de me sentir tão bem mas adaptei-me ao percurso e depois comecei a motivar-me. Foi um misto de emoções que é difícil explicar. Se for ao campeonato da europa irei com o objectivo de dar o melhor pelo país”.



Hugo Gil: “A prova foi puxada”

“A prova foi puxada mas o meu treinador e os meus amigos incentivaram-me e na parte final consegui vencer o adversário que seguia à minha frente. O percurso foi duro porque tinha muita areia e muitas subidas mas quando vi que só tinha dois atletas à minha frente arrisquei tudo e consegui ultrapassá-los. Se for ao europeu irei fazer tudo para elevar bem alto a nossa bandeira”.


“Um ícone do atletismo nacional”

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo: “Foi um espectáculo extraordinário com muita gente a assistir, bom tempo e muitos atletas de todos os níveis a participar. É fundamental preservar o Cross de Amora porque é já um ícone do atletismo nacional”. 


Reportagem: José Pina
Fotos: José Carlos Pinto



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here