CAMPEONATO DE PORTUGAL»» Novo modelo de competição - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 26 de maio de 2018

CAMPEONATO DE PORTUGAL»» Novo modelo de competição


A partir da época de 2018/2019…
CAMPEONATO SERÁ DISPUTADO POR 72 CLUBES DIVIDIDOS EM QUATRO SÉRIES DE 18 


  • Os dois primeiros de cada série disputam o play-off de subida e os últimos cinco descem aos distritais.

A partir da época de 2018/2019 o Campeonato de Portugal passa a ser disputado por 72 clubes, que serão divididos em 4 séries de 18 clubes, jogando entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.

O agrupamento das séries é elaborado de acordo com a localização geográfica dos clubes, em conformidade com o critério publicado em Comunicado Oficial da FPF.

Os clubes da Região Autónoma da Madeira são colocados alternadamente nas séries mais a Norte e os clubes da Região Autónoma dos Açores nas séries mais a Sul, de acordo com a ordem das séries.


Os dois clubes melhor classificados em cada uma das séries qualificam-se para disputar um play-off, de forma a determinar os dois clubes que sobem à competição profissional.

No play-off, os oito clubes disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os quatro vencedores para a
eliminatória seguinte.

Os quatro clubes vencedores disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os dois vencedores para subirem à competição profissional e para disputarem uma final, em campo neutro, destinada a determinar o campeão de Portugal.

Os cinco clubes classificados nos cinco últimos lugares de cada uma das séries descem automaticamente aos Campeonatos Distritais.

Os  seis  clubes  vencidos  nas eliminatórias bem  como  os  44 clubes  classificados  do    ao  13º  lugar de  cada  uma  das  séries mantêm-se  no Campeonato de Portugal.

A competição tem início a 12 de Agosto e a final realiza-se no dia 23 de Junho.


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here