SEIXAL»» Câmara Municipal distingue o mais jovem campeão europeu de futebol - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 2 de dezembro de 2018

SEIXAL»» Câmara Municipal distingue o mais jovem campeão europeu de futebol


Como forma de reconhecimento pelo que fez ao longo da vida…

ANTÓNIO SIMÕES VAI TER UMA RUA COM O SEU NOME NO CONCELHO 

António Vitorino de Almeida, Joaquim Letria, José Rodrigues dos Santos, João Malheiro, José Augusto, Mário João, José Henrique, António Veloso, Álvaro Magalhães, Hilário e Luís Boa Morte foram algumas das personalidades que marcaram presença na homenagem.



António Simões, o mais jovem campeão europeu da história do futebol, nascido no concelho do Seixal, mais propriamente em Corroios, foi homenageado pela Câmara Municipal e pela Casa do Benfica no Seixal, num jantar que reuniu 120 pessoas no auditório dos serviços centrais da autarquia. 

Domingos Almeida Lima e Alcino António foram os representantes do Sport Lisboa e Benfica na cerimónia que contou também com a presença de Alfredo Monteiro e Joaquim Santos, presidentes da Assembleia e Câmara Municipal, Paulo Lopes, presidente da Casa do Benfica no Seixal e outras figuram públicas, ligadas não só ao desporto mas também à cultura e à música, nomeadamente o maestro António Vitorino de Almeida, Joaquim Letria, José Rodrigues dos Santos, João Malheiro, José Augusto, Mário João, José Henrique, António Veloso, Álvaro Magalhães, Hilário, Luís Boa Morte, Jaime Mercês, Joel Almeida e Fusco, entre outros.


Embaixador do concelho

O presidente da Câmara Municipal do Seixal Joaquim Santos, o primeiro orador da noite, traçou um breve resumo daquilo que foi o percurso de António Simões como homem e como jogador salientando o facto de ser um filho da terra e anunciou que o seu nome vai ser dado a uma artéria do município.

“Começo por saudar o homenageado pelo seu percurso enquanto desportista no Benfica e na selecção nacional, que escreveu uma história impar no futebol português. Para o concelho do Seixal é um orgulho ter no seu território a fábrica de campeões do SL Benfica. O Seixal é conhecido como o concelho do desporto popular que nos últimos quatro anos concedeu cinco milhões de euros ao movimento associativo para a construção e manutenção de equipamentos que são fundamentais para o desenvolvimento desportivo dos jovens como António Simões, nascido no concelho do Seixal, em 1943. O município tem orgulho em ter uma figura como António Simões que se destaca como referência e como embaixador do concelho”.

O presidente da Casa do Benfica no Seixal, Paulo Lopes, no seu discurso teceu rasgados elogios ao homenageado pelo seu percurso ao longo da vida tanto como homem como jogador e brindou-o com uma oferta alusiva ao momento, arrancando desta forma fortes aplausos a todos os presentes.


“Um garoto que se fez homem”

Alcino António apelou à união de todos os benfiquistas, dizendo que “para mim e para o Almeida Lima era muito fácil não estarmos aqui mas estamos para honrar o Simões e os companheiros que se mantêm unidos. É com esta união que gostaríamos de ver todas as pessoas que tal como eles lutam por um ideal”.

E, António Simões referiu que “para mim é elogiante ficar a saber que o meu nome vai ser atribuído a uma rua do concelho, não estava à espera de tal coisa. Dizem que é por eu ser o mais jovem campeão europeu da história do futebol de todos os tempos, mas eu digo que esse jovem campeão europeu é do Seixal. Fui muito cedo campeão da europa, bem me poderia ter deslumbrado mas não foi isso que aconteceu porque gente como a que aqui está, mais o senhor Costa Pereira, o Coluna, e outros, grandes figuras, contribuíram para que um garoto se fizesse homem”.









Post Bottom Ad

Responsive Ads Here