CURIOSIDADE»» Já ouviu falar da feira da foda… - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 26 de março de 2019

CURIOSIDADE»» Já ouviu falar da feira da foda…


Começa na próxima sexta-feira...

HAVERÁ ANIMAÇÃO MUSICAL NOMEADAMENTE COM UM CONCERTO DE TRIBUTO AOS ABBA

A terceira edição da Feira da Foda, baptizada com base numa das especialidades gastronómicas da região - o cordeiro no forno a lenha - está de volta esta semana à aldeia de Pias, em Monção. São três dias de comida, vinho, artesanato e música.

Tem dado que falar nos últimos dois anos, com um nome de baptismo que desperta curiosidade, e regressa esta semana com a sua terceira edição. A Feira da Foda está de volta à aldeia de Pias, em Monção, no distrito de Viana do Castelo, arrancando as festividades já esta sexta-feira, dia 29 de Março, e só terminando no domingo.

Uma das principais actividades da feira está a degustação do cordeiro à moda de Monção, conhecido popularmente como Foda à Monção, e que serviu de inspiração para dar nome ao evento. Trata-se de um prato de cordeiro feito em forno a lenha, enraizado na cultura local «há vários anos» e «uma referência na gastronomia monçanense». Foi, também, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. Este ano, o presunto de cordeiro e o lançamento de um novo prato ligado a este animal estão entre as novidades.
O termo deve-se a uma tradição popular, que remonta às feiras antigas que decorriam naquele local para comprar gado. «Para que [os cordeiros] aparentassem [estar] gordos, era prática colocar sal na forragem, fato que obrigava o gado a beber muita água», explica a organização da Feira. «Quando [os compradores] se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira minhota: “Que grande Foda!”», lê-se na explicação da génese da feira.


Este ano, o certame muda de localização e decorre no campo de futebol de Pias, de mais de 2000 metros quadrados e com mais de 500 lugares sentados. Na edição deste ano, estarão cerca de cinco dezenas de expositores com peças de artesanato, vinhos locais (onde não faltará, claro está, o alvarinho), máquinas agrícolas, exposição de animais, actividades lúdicas para os mais novos, e uma oferta gastronómica variada que não se esgota – de todo – no referido cordeiro.

A terceira Feira da Foda contará ainda com animação musical, nomeadamente com um concerto de tributo aos ABBA, com a actuação de ranchos folclóricos e com a participação de DJ pela noite fora.

In Evasões

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here