BASQUETEBOL»» Reformulação dos quadros competitivos - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 27 de junho de 2020

BASQUETEBOL»» Reformulação dos quadros competitivos

Nuno Manaia, director técnico nacional…

 

“A INTRODUÇÃO DAS SEGUNDAS FASES TORNARÁ AS PROVAS MAIS COMPETITIVAS”

 

Reduzir custos dos clubes, manter ou aumentar a competitividade das provas, através da introdução de uma 2.ª fase e ajustar os níveis competitivos, colocando os níveis superiores (Liga Placard e Liga Feminina) a ser jogados a nível nacional, e as restantes competições a nível zonal ou regional, são os objectivos.

 


A Federação Portuguesa de Basquetebol apresentou este sábado, em reunião com as associações regionais, a reformulação dos quadros competitivos de seniores para a época 2020/21, que tem como objectivo a redução de custos dos clubes, a implementação de medidas transitórias nas competições para fazer face ao eventual novo impacto do Covid-19, manter ou aumentar a competitividade das provas, através da introdução de uma 2.ª fase e ajustar os níveis competitivos, colocando os níveis superiores (Liga Placard e Liga Feminina) a ser jogados a nível nacional, e as restantes competições a nível zonal ou regional.

 

A Proliga e o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina passam a ser disputadas por 16 equipas, 8 a norte e 8 a sul, com a 2.ª fase a ser disputada a nível nacional pelos 8 do grupo de subida e os 8 do grupo de descida. Também a 1.ª Divisão Masculina sofrerá alterações, com a introdução de 4 grupos de 8 equipas, 2 na zona norte e 2 na zona sul, existindo igualmente uma 2.ª fase para o grupo de subida norte e o grupo de subida sul, e o mesmo para os grupos de descida.  


 


Nuno Manaia, director técnico nacional esclareceu que "este conjunto de medidas tem como objectivo preparar o basquetebol português para fazer face a uma eventual segunda vaga do COVID-19 que todos ouvimos falar, mas também a pensar o futuro. A introdução das segundas fases tornará as provas mais competitivas, de acordo com um estudo que fizemos.  Vamos iniciar para a semana as reuniões com os clubes, onde serão apresentados e acertados os detalhes para cada competição. Em relação às competições de jovens, está agendada uma reunião de Coordenação Técnica Nacional, onde serão apresentadas as propostas para fazer face a esta pandemia, mas olhando sempre para o futuro, fazendo desta situação que vivemos uma oportunidade para as melhorar."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here