GD ALFARIM»» O único clube certificado como entidade formadora no concelho de Sesimbra - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 28 de junho de 2020

GD ALFARIM»» O único clube certificado como entidade formadora no concelho de Sesimbra

Vítor Cruz e o sucesso alcançado com o projecto…


“A CERTIFICAÇÃO FOI UM MARCO IMPORTANTÍSSIMO PARA O FUTEBOL DE FORMAÇÃO DO CLUBE”

 


O Grupo Desportivo de Alfarim tem vindo a desenvolver excelente trabalho a nível do futebol de formação e isso foi inteiramente reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol com a atribuição do certificado como entidade formadora, para grande satisfação dos seus dirigentes por se tratar do primeiro clube do concelho a receber tal distinção.

 

Vítor Cruz, vice-presidente do clube e director da entidade formadora, em entrevista ao nosso jornal revela todos os pormenores sobre o projecto que se apresenta bastante aliciante, tanto para formadores como para formandos.

 

O GD Alfarim é ao nível da formação a única entidade formadora certificada do Concelho de Sesimbra. Que significado tem isto para o clube?

É verdade, no concelho de Sesimbra actualmente é o único clube certificado como entidade formadora pela Federação Portuguesa de Futebol. A certificação tem como objectivo melhorar o trabalho na formação de atletas, pessoal, social e desportivo que os clubes desempenham no seu dia-a-dia. Foi um marco importantíssimo para o futebol de formação do clube, quer ao nível da organização de processos, normas, reforço de recursos humanos capacitados, metodologia de ensino e condições para prestar trabalho competente a todos os praticantes. A melhoria na qualidade na formação de atletas será um resultado natural destas acções.

 

Vítor Cruz, director da entidade formadora

Para atingir a certificação o clube teve que cumprir alguns requisitos exigidos pela entidade formadora. Isso não constituiu grande obstáculo para o GD Alfarim?

Começo por citar uma frase de Fernando Pessoa «DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE.» Quando iniciámos este processo no início da época 2018/2019, definimos um caminho e traçámos o respectivo plano. Em virtude de ser um processo complexo e que abrange diversas áreas o clube escolheu as pessoas, para que cada uma na sua área, com a sua experiência e conhecimento, fosse ao encontro dos requisitos exigidos, para alcançarmos o objectivo final que passava pela obtenção da certificação. Com um trabalho de equipa perfeito, a palavra obstáculo deixou de constar no dicionário do Grupo Desportivo de Alfarim e atingimos o objectivo a que nos tínhamos proposto. 

 

Para a nova época desportiva, o GD Alfarim vai entregar um novo processo para avaliação. Qual é a intenção?

Depois da primeira certificação obtida como entidade formadora certificada e de analisarmos o que poderia ser melhorado e o que seria necessário, definimos uma estratégia para alcançar determinados parâmetros que nos levassem a criar mais e melhores condições para todos aqueles que queiram fazer parte deste clube. Para tal reformulámos alguns critérios, tais como, a nossa estrutura referente ao departamento médico, as linhas orientadoras de formação do clube, bem como a formação dos nossos recursos humanos em diversas áreas (saúde, treino, dirigismo). O principal objectivo para a candidatura já submetida em 26 de Junho de 2020, passa por alcançar uma melhor classificação como entidade formadora certificada.

 


O clube fica localizado numa zona fantástica mas um pouco distante dos grandes centros populacionais. Contudo, mesmo assim tem um número considerável de atletas. Como tem sido possível esta adesão? 

É verdade, é um clube que apesar de estar deslocado dos grandes centros, tem tido uma boa dinâmica nestes últimos anos. Um encarregado de educação nos dias de hoje quando procura um local para o seu educando praticar uma modalidade desportiva, é exigente e procura saber como funciona o processo, que condições temos para oferecer, e nestes últimos anos o feedback que chega e também pelos números obtidos dizem-nos que estamos no caminho certo. A outra parte que complementa o que referi anteriormente, são as pessoas, costumo dizer que temos os melhores treinadores do mundo, os melhores directores do mundo, os melhores massagistas, nutricionista, psicólogos e tantos outros dentro de um projecto formador em que não olhamos apenas para o resultado desportivo. No GD Alfarim temos a consciência de que por detrás de um atleta está uma criança/jovem, e nos momentos que partilhamos em conjunto, somos responsáveis por parte da sua formação e temos a plena noção de que somos muito mais do que um treinador, um director, um massagista, somos também gestores de expectativas, de emoções e de sonhos. Aqui está a explicação para o aumento de praticantes não apenas na modalidade de futebol, mas transversal a todas as modalidades do clube.




O clube tem-se empenhado em proporcionar boas condições de trabalho tanto a técnicos como a jogadores, a quem não falta nada. Pelo que sabemos até contam com psicólogos e nutricionistas. Nos dias de hoje são factores importantes para o desenvolvimento do jovem atleta?

Como já tive oportunidade de referir, o projecto do GD Alfarim assenta na formação global da criança, nesse sentido é necessário dar as maiores e melhores condições a todos aqueles que frequentam o clube. Além dos recursos humanos que referiu, temos uma médica responsável por um departamento médico que inclui enfermeira, fisioterapeuta, massagista e recursos humanos formados em cuidados básicos de saúde e primeiros socorros, temos um responsável pelo acompanhamento escolar que faz a ponte entre clube e estabelecimentos de ensino, temos um responsável pela área da ética e da integridade, um elemento que gere toda a comunicação e muitos outros elementos que ao perceberem que existe uma linha orientadora na formação global da criança/jovem, quiseram juntar-se a uma estrutura que cresce de ano para ano. Respondendo de uma forma mais directa à sua questão, sim, são factores importantes e diferenciadores para a formação das nossas crianças, dos nossos “Homens” de amanhã. Se fizermos uma análise a cada uma das áreas dos recursos humanos acima descritos, não as podemos dissociar umas das outras, todas elas são importantes no crescimento e no dia-a-dia destas crianças/jovens. Cada vez mais vemos pais e encarregados de educação com menos tempo para estar com os seus filhos, o que nos leva a crer que os clubes têm cada vez mais um maior papel e responsabilidade na transmissão de valores e no crescimento destes jovens. O GD Alfarim estará sempre atento não apenas à evolução de competências desportivas, mas a sinais que nos mereçam uma intervenção directa ou indirecta.

 


Quais são na globalidade os objectivos do GD Alfarim para a época de 2020/2021, no que respeita à formação? 

O principal objectivo do futebol de formação do GD Alfarim actualmente visa contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento físico, motor, psicológico e social dos nossos atletas. Estamos convictos de que o desenvolvimento conjunto destes factores, nos levará a formar “Homens” que contribuam para um mundo melhor e que naturalmente, no final da sua etapa formativa, integrem a equipa sénior do GD Alfarim e que continuem a praticar a modalidade com alegria.

 

Há algo mais que queira acrescentar?

Acrescentar ainda que em virtude da actual situação que nos afectou a todos, nomeadamente a pandemia provocada pela COVID-19, o GD Alfarim, já tem os seus planos de contingência elaborados e algumas regras definidas a serem implementadas após as entidades competentes autorizarem o regresso do futebol de formação à sua actividade “normal”. Até lá que todos continuemos a ser responsáveis para que o regresso seja rápido! Agradecer ainda a oportunidade de dar a conhecer um pouco da organização do futebol de formação do Grupo Desportivo de Alfarim e um grande obrigado a todos aqueles que fazem com que seja possível a “máquina” funcionar. Mais uma vez estamos a falar de pessoas, e estas são as peças mais importantes de uma organização, e nós temos as melhores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here