ALCOCHETENSE "B" »» Um projecto a pensar no futuro - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ALCOCHETENSE "B" »» Um projecto a pensar no futuro

 

A média de idades da equipa ronda os 19 anos…


O OBJECTIVO PASSA PELO DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO PROGRESSIVO DOS ATLETAS

 


João Chagas, que desempenhava as funções de adjunto no Oriental Dragon, foi escolhido para liderar o projecto. Esta é a sua primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior   

 

 


O Alcochetense surge esta época com uma equipa “B” que vai competir no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão com o objectivo de preparar jogadores que possam alimentar a equipa principal.

 

Para liderar este projecto o clube escolheu João Chagas que já foi campeão pelo Alcochetense quando há uns anos atrás treinou a equipa de Iniciados. O técnico, que esteve ligado ao Sporting na área do recrutamento e em outros projectos, foi também adjunto de Francisco Barão no Pinhalnovense, de Flávio Santos no Fabril, David Martins no Olímpico do Montijo e de vários treinadores no Oriental Dragon, clube que representou nas duas últimas temporadas.

      

“Convidaram-me para ficar com um projecto de futebol de formação porque estavam a pensar criar já esta época uma equipa de juniores. Eu assumiria essa equipa e acompanhava, dentro do possível, a equipa principal porque não conseguia estar presente em todos os treinos pelo facto do clube optar por seguir por uma via mais profissional que envolvia treinos durante a manhã e deslocações longas”, começou por dizer João Chagas que vai ter a oportunidade de treinar pela primeira vez uma equipa de futebol sénior. 


 

“Sim, de facto esta é a minha primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior, onde me quero afirmar. Mas o que me levou a abraçar o projecto, foi o próprio projecto em si, que consiste no desenvolvimento e no crescimento progressivo dos atletas visando sempre a sua integração na equipa principal”.

 

João Chagas fez questão de frisar que “a média de idades da equipa ronda os 19 anos. Só temos dois jogadores Sub-23 e dois Sub-22. É efectivamente uma equipa muito jovem formada por atletas do clube e outros vindos de fora. Começámos um pouco tarde mas estávamos preparados para começar no dia 1 de Novembro mas isso só foi possível devido a um trabalho feito em conjunto com várias pessoas, sendo de realçar o presidente da direcção, o departamento médico, a equipa técnica e principalmente os jogadores. Houve uma grande entreajuda entre todos, só isso fez com que estivéssemos preparados para o arranque da competição, mas está ainda muita coisa por consolidar”.


 

“O objectivo passa por proporciona o crescimento progressivo dos jovens vindos da formação e dos outros que recrutámos. Queremos projectá-los para a equipa “A” assim que for oportuno. O Mister Dão tem estado atento e a comunicação entre a equipa “B” e a equipa “A” tem sido excelente e estes jovens tem tido oportunidade de se mostrar. Muitos deles nas competições em que participavam eram atletas que se destacavam por isso é importante dar-lhe capacidade de resiliência e superação ao erro. É preciso que eles encarem o erro como uma oportunidade de melhoria e não como algo mau. Têm que compreender que o erro é uma coisa natural e têm que saber rectifica-lo e ultrapassá-lo”, referiu João Chagas que finalizou emitindo a sua opinião sobre o modelo competitivo.  

 

“Não me debrucei muito sobre isso, confio nas pessoas que têm essa obrigação. Estou convicto que eles optaram pela melhor solução possível, pode não ser a mais justa para quem tem como objectivo a subida de divisão, mas compreendo e aceito que tenham decidido desta forma”, rematou.

 

loading...

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here