DESPORTO JOVEM»» Praticar desporto não está ao alcance de todos - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 1 de novembro de 2020

DESPORTO JOVEM»» Praticar desporto não está ao alcance de todos

 

60% dos alunos do 1.º ciclo faz menos de duas horas de exercício por semana…

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTUDOU PELA PRIMEIRA VEZ A ACTIVIDADE FÍSICA DA POPULAÇÃO ESCOLAR

 

 

Praticar desporto fora da escola é caro e não está ao alcance de todos porque a inscrição num clube desportivo pode custar mais de 30 euros mensais, sem contar com os custos de inscrição, exames médicos e equipamentos.

 


É caro fazer desporto, queixa-se um quinto das crianças do 1.º ano que não faz exercício fora da escola, conclui um estudo pedido pelo Ministério da Educação que, pela primeira vez, mandou estudar a actividade física entre a população estudantil. Os resultados mostram também que as crianças dedicam poucas horas por semana ao exercício físico.

 

O “Inquérito aos Hábitos Desportivos da População Escolar Portuguesa”, publicado neste fim-de-semana pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência mostra que a generalidade dos alunos do 1.º ciclo faz algum tipo de desporto, seja de forma espontânea (89%) ou organizada (70%).


 


O problema está na intensidade dessa actividade. Quase dois terços das crianças fazem menos de duas horas de exercício por semana. Isto é, 40% das crianças pratica desporto entre uma a duas horas semanalmente. Outros 20% fazem exercício menos de uma hora em cada semana. Apenas 13% dos alunos do 1.º ciclo tem uma prática física mais intensa, de quatro ou mais horas.

 

Quando questionados sobre os motivos para não praticar desporto, as justificações dos alunos que não fazem exercício são surpreendentes.

 

A resposta mais comum (26%) é a “falta de tempo”. E mais de um quinto (21%) dos alunos do 1.º ciclo diz que “é caro” praticar um desporto.


 


A justificação não surpreende o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Jorge Ascenção: “Isto não é para todas as famílias.” A inscrição num clube desportivo pode custar mais de 30 euros mensais. A esta verba é preciso acrescentar os custos de inscrição na respectiva federação, o exame físico obrigatório no início de época (entre 15 e 20 euros) e os gastos com os equipamentos de treino e competição, que também são suportados pelas famílias.

 Fonte: Jornal “O Público”

loading...

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here