CORFEBOL»» Alto do Moinho, uma referência na zona sul do país - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

CORFEBOL»» Alto do Moinho, uma referência na zona sul do país

 


Marcos Faustino, coordenação da secção, em entrevista…

 


ALTO DO MOINHO CONQUISTOU O TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO 

 

 

É uma modalidade praticada por equipas mistas idêntica ao basquetebol em que o cesto não tem tabela. O Alto do Moinho é o único clube do sul do país que a pratica.

 

 


A equipa de Corfebol do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho venceu recentemente o Campeonato Nacional Outdoor da 2.ª Divisão, que decorreu no Pavilhão do Estádio Universitário de Lisboa. E, a juntar a este título há também a salientar o facto do atleta Pedro Fernandes, com 36 cestos, ter sido distinguido como melhor marcador da competição.

 

O Campeonato Nacional Outdoor foi disputado nos moldes de 4 contra 4, dois homens e duas mulheres por equipa e os atletas que estiveram envolvidos nesta conquista foram: Pedro Fernandes, Ana Capelo, Tiago Dias, Filipa Pires e José Janeiro, orientados tecnicamente pela treinadora Paula Antunes e pelo preparador físico Fábio Lima, sob coordenação de Marcos Faustino.

 

Com o objectivo de saber que importância teve para o clube a conquista deste título e outros pormenores sobre a modalidade, o nosso jornal falou com o coordenador da secção.  


 

Para os menos familiarizados com a modalidade, quer explicar como se pratica?

É uma modalidade idêntica ao basquetebol em que o cesto não tem tabela. É uma modalidade mista, composta por oito atletas sendo quatro do género feminino e quatro do género masculino, divididos em dois quadrados, com dois homens e duas mulheres em cada quadrado. De dois em dois cestos os atletas que estão a atacar defendem, e os que defendem atacam. No decorrer do jogo, as mulheres marcam as duas atletas mulheres adversárias e os homens marcam os atletas homens adversários. Nunca homem/mulher.

 

 


Que importância tem para o Alto do Moinho a conquista deste título?

 

Tem bastante importância e é de grande relevo para o nosso clube, uma vez que a secção de Corfebol, apesar da pandemia, está em renovação e o que nos pode ajudar a mostrar a nossa evolução e mudança são as vitórias.

 

Foi difícil chegar ao título?

Foi um pouco difícil porque a vitória só foi conquistada no último jogo e nos últimos segundos, com o resultado final de 9-8.

 

 


Em que moldes foi disputado o campeonato?

Foi disputado em fase regular a duas voltas, num total de oito jogos.

 

Quer acrescentar mais alguma coisa que ache importante?

Dizer que o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho é a única colectividade a sul do país a praticar esta modalidade e que possui também uma equipa no desporto adaptado que se apurou no último ano para a fase final do campeonato nacional, onde obteve um honroso 7.º lugar.

 

loading...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here