ALTO DO MOINHO»» Ginástica retoma no dia 5 de Abril - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 2 de abril de 2021

ALTO DO MOINHO»» Ginástica retoma no dia 5 de Abril

 


 


Um ano de pandemia…

 


CLUBE TEM CONSEGUIDO ULTRAPASSAR TODAS AS ADVERSIDADES

 


Um ano após o primeiro confinamento o clube perdeu cerca de 64% dos seus praticantes. Ainda assim, há atletas que disputam o apuramento para os Campeonatos do Mundo e da Europa.

 

 

Paulo Bandurra (*)

 


O Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM) é uma coletividade fundada a 29 de abril de 1975 na freguesia de Corroios, Seixal. É uma instituição sem fins lucrativos com o Estatuto de Utilidade Pública desde novembro de 1983, que tem prestado um serviço inestimável às populações da região nas áreas do desporto, da cultura, do recreio e, ainda, na área da educação de crianças e jovens.

 

A Ginástica é uma das muitas modalidades desenvolvidas na coletividade e está inserida na Seção das Atividades Gímnicas, Rítmicas Expressivas, Artes Orientais e Defesa Pessoal. O CCRAM oferece um leque de 16 Classes na área onde cerca de 225 praticantes estão inscritos. Desses, 153 são ginastas federados na Federação de Ginástica de Portugal nas áreas dos Trampolins, do Tumbling, da Aeróbica e da Ginástica para Todos (GpT). O CCRAM ocupa a 33.ª posição no Ranking de clubes filiados (em 245 filiados).


 



A 16 de março de 2020, a luta contra a Pandemia obrigou o CCRAM a fechar. Todos os praticantes foram para casa. Os Ginásios ficaram também silenciosos! Era o início de uma nova realidade. Os treinos passaram para casa onde se recriaram espaços de prática com os equipamentos possíveis. O CCRAM PLAY, como plataforma digital de divulgação de conteúdos (surgiu no You Tube) foi a ponte entre os treinadores e os praticantes. Numa primeira fase com propostas de treino indireto e, logo de seguida, on line live. Eram as sessões zoom.

 

Entretanto, o CCRAM estava já a preparar um possível regresso aos treinos presenciais. Estudava-se um plano de reabertura. Surgiram os Planos de Contingência Covid 19 (geral e para cada espaço de prática). Esses Planos foram enviados para a Câmara Municipal do Seixal e, depois de uma passagem pelos treinos ao ar livre (em pequenos grupos) durante o mês de junho, o CCRAM foi a primeira coletividade do concelho do Seixal a regressar aos treinos presenciais indoor. Estávamos em julho de 2020.

 

Durante este período o CCRAM conseguiu fidelizar cerca de 68% dos praticantes. Um êxito comparado com outras coletividades e clubes desportivos. A grande maioria dos sócios/praticantes não abandonaram a coletividade. Estamos muito gratos a todos!


 

Ginásio muito procurado

 


No dia 1 de setembro inicia-se uma nova época desportiva com pequenos ajustes nos Planos de Contingência Covid 19. Reestrutura-se algumas classes, contrata-se treinadores, recebe-se novos praticantes (iniciados e experientes), pensa-se em melhorar o apetrechamento do Ginásio 1 (espaço especializado dedicado aos trampolins e ao tumbling mas também com valências para outras especialidades gímnicas). Um ginásio muito procurado por ginastas e treinadores de várias regiões do país. O CCRAM passa a contar com mais ginastas nas classes de formação mas também com ginastas de alto nível: Alice Nobre (ginasta Sénior com estatuto de Alto Rendimento em Trampolim Individual), João Salvado (ginasta Sénior da Seleção Nacional de Aeróbica), Pedro Marques (ginasta Sénior Elite em Duplo Minitrampolim) e vários ginastas inscritos na 1.ª Divisão de Trampolim Individual e Duplo Minitrampolim. 

 

A 15 de janeiro de 2021, a luta contra a Pandemia continua e obrigou novamente o CCRAM a encerrar. Todos os praticantes foram novamente para casa. Desta vez foi mais difícil. Uma sensação de déjà vu. As aulas/treinos on line não foram a solução para muitos praticantes, nomeadamente na área dos trampolins e da ginástica para todos (GpT).

 

A 18 de março de 2021 (um ano após o primeiro confinamento) o CCRAM perdeu cerca de 64% dos seus praticantes. Desses, uns abandonaram definitivamente o Clube, outros, aguardam ansiosamente o regresso às aulas/treinos presenciais.


 

Que agora seja de vez

 


Ainda assim, durante os cerca de dois meses e meio de confinamento, alguns ginastas (já mencionados anteriormente) e os seus treinadores continuaram os treinos presenciais ao abrigo do regime de excecionalidade conferido pelo Decreto-Lei n.º 3-A/2021 de 14 de janeiro. Continuaram a sua preparação e disputam os apuramentos para o Campeonato do Mundo (João Salvado na Aeróbica), para o Campeonato da Europa (Pedro Marques nos Trampolins), para a Competição Mundial por Grupos de Idades (Marta Varandas na Aeróbica; Madalena Pegacha, Matilde Nobre, Sofia Lourinho e Diogo Palma nos Trampolins). A ginasta Alice Nobre (estatuto de Alto Rendimento) para além de disputar o apuramento à competição de Trampolins, procura integrar o escalão Elite Sénior em Trampolim e, quiçá, ser um dia uma Esperança Olímpica. A ginasta prepara cuidadosamente o seu percurso em vários domínios, nomeadamente nutricional, psicológico, físico e técnico com o apoio do Centro de Alto de Rendimento do Jamor.

 

A 5 de abril de 2021 iniciaremos a reabertura com todas atividades desportivas de baixo risco nas quais se inclui a Ginástica (exceto a Acrobática). Tudo está a ser cuidadosamente preparado para voltar a receber os ginastas que aguardavam ansiosamente por este momento. Todos os ginásios estão a ser rigorosamente limpos e higienizados. O Plano de Contingência Covid 19 do CCRAM mantem-se, assim como os Planos de Contingência de cada ginásio. Todos queremos muito que, desta vez, seja de vez!

 

(*) Director técnico e coordenador de secção

loading...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here