CICLISMO»» EB1 de Aires vai ser escola piloto do projecto - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 21 de julho de 2021

CICLISMO»» EB1 de Aires vai ser escola piloto do projecto

 


  “O Ciclismo vai à Escola”…

 

 

MUNICÍPIO DE PALMELA ESTABELECE PROTOCOLO COM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO

 

 

 


A EB1 de Aires vai ser a escola piloto do concelho de Palmela a receber o projecto “O Ciclismo vai à Escola”, que deverá depois estender-se a outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Palmela e de outros agrupamentos do concelho.

 

O Protocolo de Cooperação entre o Município de Palmela, a FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo e o Agrupamento para a implementação do projecto foi assinado no dia 20 de Julho, na Biblioteca Municipal de Palmela.

 

Integrado no Programa Nacional de Ciclismo para Todos da FPC, este projecto é dirigido ao 1.º Ciclo e pretende dar a todas/os as/os alunas/as participantes a oportunidade de aprenderem a andar de bicicleta.


 

No âmbito do Protocolo, o Município vai assegurar os custos com a aquisição de bicicletas, capacetes e a formação dos recursos humanos envolvidos. Vai ainda atribuir uma comparticipação financeira anual à FPC, no valor de 1.000€.

 

«Ter um projecto destes no nosso território orgulha-nos muito», sublinhou o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, referindo que é «mais um recurso que complementa o leque de projectos» que a Autarquia já desenvolve com a população escolar, como é o caso do Fantasiarte, de educação pela arte.

 

O Presidente considera que, na actual situação de pandemia, em que as crianças tendem cada vez mais a passar os tempos livres em casa, em frente à televisão e ao computador, «precisam, mais do que nunca, deste contacto e deste tipo de aprendizagem».


 

Ao mesmo tempo, acredita, esta é uma forma de começar, desde logo, a sensibilizar os mais novos para «a importância da bicicleta como meio de transporte alternativo». Recorde-se que, em Aires, já existe uma ciclovia e é intenção do Município prolongá-la para norte e nascente.

 


«É uma honra para o nosso Agrupamento e para a EB1 de Aires receber este projecto», confessou a Directora do Agrupamento, Ana Serra, realçando que «os professores ficaram entusiasmados e vão fazer o seu melhor para começar no início do próximo ano lectivo».

 

O Presidente da Direcção da FPC, Delmino Pereira, sublinhou que, actualmente, ainda existe «um número muito elevado de crianças nas grandes cidades que não sabe andar de bicicleta e não tem bicicleta». Numa altura em que a aposta na mobilidade suave é uma preocupação e uma das prioridades a nível nacional e local, considera que «é um erro investir em ciclovias sem investir em pedagogia».

 

Delmino Pereira alertou que o propósito deste projecto «tem que ser complementado pelos pais, mas a escola é um local de excelência» para dar este primeiro passo.

loading...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here