BOTAFOGO»» Clube está na expectativa - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 20 de junho de 2022

BOTAFOGO»» Clube está na expectativa

Decisão será tomada pela AF Setúbal...

 

BOTAFOGO AGUARDA COM ANSIEDADE O VEREDICTO PARA SABER EM QUE DIVISÃO VAI JOGAR

 



João Gomes, o treinador, está preocupado porque a situação pode causar problemas na construção do plantel e no planeamento da época desportiva.

 


 


O Botafogo terminou o campeonato em 3.º lugar e tendo em conta alguns rumores que circulam, pode vir a subir de divisão. Que pensa sobre esta situação?

Sim acabámos em 3.º lugar com todo o mérito num campeonato com equipas muito competitivas, embora tenhamos ficado com a sensação que tínhamos condições para ter chegado ao segundo lugar. Não o fizemos por culpa própria, uma vez que perdemos alguns pontos com equipas que não era suposto perder. Em relação aos rumores que circulam, neste momento a única certeza é que teremos que aguardar pela decisão oficial da AF Setúbal. Se alguma equipa da 1.ª Divisão desistir (rumores da SAD do Cova da Piedade e Vitória Futebol Clube) e se os regulamentos forem cumpridos o terceiro classificado será repescado. Neste sentido, aguardamos o veredicto final para podermos planear a próxima época.

 

 


A incerteza que paira no ar vem criar problemas na construção do plantel?

Os meus jogadores foram fantásticos durante toda a época e mereciam muito mais. Nesse sentido, foram convidados 18 jogadores do plantel para continuarem na próxima época. Tem sido recorrente nas últimas semanas alguns clubes encetarem conversações com alguns jogadores convidando-os a mudar de ares. Tenho falado com vários e todos eles me têm dito que querem continuar no Botafogo. De facto, se não sair brevemente o comunicado da AF Setúbal a indicar qual a divisão em que o Botafogo vai jogar, poderemos sentir problemas tanto na construção do plantel, que deverá ser fechado com cerca de 24 jogadores, como no planeamento desportivo da época uma vez que planear o período de preparação para a 1.ª Divisão não será exactamente o mesmo que prepará-lo para a 2ª Divisão, e nós queremos iniciar a época de forma solidificada,

 

 


O João Gomes vai para a terceira época no clube. Isso quer dizer que as duas partes estão satisfeitas com o trabalho desenvolvido?

Sim, nas duas épocas anteriores o Botafogo acabou em terceiro lugar. Penso que a direcção está satisfeita com o trabalho da equipa técnica e consequência disso foi o convite que recebemos para renovar para a próxima época e que desde já agradeço. Tanto eu, como o professor Paulo Lixa aceitámos porque é um orgulho voltar a representar este pequeno-grande clube.

 

 

Relativamente à época que agora terminou é da opinião que os dois primeiros foram mesmo os mais fortes?

Quero desde já dar os parabéns ao Amora e ao Banheirense porque, se ficaram nos dois primeiros lugares, foram as equipas mais fortes e mais regulares. Em relação ao Botafogo, como já disse atrás, ficámos com a nítida sensação que podíamos ter ido mais além na classificação, uma vez que os pontos perdidos foram em jogos, com equipas que não era suposto perder, casos do Samouquense e Barreirense em casa, e Lagameças e Santo André fora, mas não fizemos o trabalho de casa da forma mais conveniente e temos que assumir a nossa cota de responsabilidade


 

 

E em relação à equipa correspondeu ao que esperava?

Os meus jogadores trabalhavam todos os treinos como se dependessem  daquela hora e meia para sobreviver. Isso dá-nos um prazer enorme porque faz com que se superem diariamente para procurarem no treino o que se pretende no jogo. No início da época o plantel era equilibrado e competitivo mas após as cinco primeiras jornadas estávamos em penúltimo lugar. Houve jogadores que se lesionaram gravemente (Rafa na 1.ª jornada e não mais voltou a jogar e o mesmo aconteceu com o Daniel Mateus, que na altura era o melhor marcador do campeonato), houve também jogadores que abandonaram o clube para outros da mesma divisão, jogadores que tiveram que decidir entre a escola, o futebol e a vida profissional. Como a equipa estava em penúltimo lugar era muito complicado trazer gente nova. Juntamente com a direcção tivemos que arregaçar as mangas e mudar o chip, desde o modelo aos sistemas de jogo. Entretanto, novas oportunidades chegaram para outros jogadores. Com o regresso do Sérgio Alegrias começámos a jogar de outra maneira, tanto em casa como fora, e conseguimos estar 15 jornadas seguidas sem perder e entrando numa melhor regularidade. Conclusão, estes jogadores foram uns heróis e não me surpreenderam porque corresponderam na íntegra ao que deles esperava.

 

 

 


Na globalidade, que análise faz à época desportiva de 2021/22, quais os pontos positivos e negativos?

Devido a todas as dificuldades inerentes ao Covid 19 a que todos tivemos que nos adaptar penso que o rescaldo foi muito positivo e que a qualidade dos jogadores nesta divisão aumentou bastante e que as equipas são muito competitivas, independentemente da posição que ocupam


 

Há algo mais que queira salientar?

Um agradecimento especial a todos os directores do Botafogo que são de facto impressionantes na forma apaixonada com que diariamente, nos treinos e jogos, fazem tudo para que nada nos falte e isso faz com que os jogadores se sintam acarinhados como se tivessem em casa. Agradecer também à minha equipa técnica, Paulo Lixa e Sérgio Alexandre, e a todos os sócios do clube que enchiam o campo e nos apoiavam sempre de forma vibrante em todos os jogos. Ao Sérgio Alegria e ao Pedro Venâncio, que acabaram as carreiras, quero dizer que foi um enorme prazer tê-los a meu lado nos últimos anos- Desejo-lhes todo o sucesso na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here