JOGOS OLÍMPICOS»» Paris 2024 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

JOGOS OLÍMPICOS»» Paris 2024

Nunca ninguém ganhou mais de duas medalhas…


 

MARATONA OLÍMPICA É UMA CORRIDA DESAFIADORA E EXIGENTE

 



Os Jogos Olímpicos têm uma longa história. Começaram por ser um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra a Zeus, o mais poderoso dos Deuses Gregos.


 

Os primeiros jogos sob os auspícios do Comité Olímpico Internacional foram sediados no Estádio Panathinaiko, em Atenas, em 1896 e de então para cá nunca mais pararam.



Em 2024 serão realizados em Paris (França) entre 26 de Julho e 11 de Agosto, onde em pouco mais de três semanas, serão realizados 329 eventos em 32 modalidades, sendo a maratona olímpica uma das mais lendárias que faz parte do programa desde os primeiros jogos da era moderna, precisamente em 1896.  


 

Ao longo dos tempos, desde Atenas de 1896 a Tóquio 2020, foi sempre considerada uma corrida tão desafiadora e exigente que apenas três corredores na sua história ganharam dois ouros na maratona: Abebe Bikila (Etiópia) em Roma 1960 e Tóquio 1964); Waldemar Cierpinski  (Alemanha Oriental) em Montreal 1976 e Moscovo 1980; e Eliud Kipchoge  (Quénia) no Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020. 


 

Nos 124 anos que separam os Jogos Olímpicos de Atenas 1896 e Tóquio 2020, foram realizadas trinta edições e, consequentemente, disputadas trinta maratonas olímpicas masculinas. Do grego Spiridon Louis ao queniano Eliud Kipchoge, 27 atletas de 15 países tiveram até hoje a suprema glória de pendurar no peito a medalha de ouro na maratona olímpica.


 


Em Paris 2024, o queniano Eliud Kipchoge vai tentar tornar-se no primeiro tricampeão Olímpico da maratona.

A corrida masculina, que ligará o Hotel de Ville em Paris a Versalhes, está programada para 10 de Agosto de 2024 e a corrida feminina para o dia seguinte. 

 

A rota passará por nove dos distritos da região de Île-de-France, tendo como pano de fundo alguns dos monumentos mais conhecidos, os parques e florestas icónicos da região de Paris e o majestoso Palácio de Versalhes: Paris, Boulogne- Billancourt, Sèvres, Ville d'Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les-Moulineaux.

 

 

Só 90 anos depois surgiu a maratona feminina

 


De referir que as mulheres apenas receberam o direito de disputar sua própria maratona nos Jogos Olímpicos, quase noventa anos depois de disputada a primeira maratona, em Atenas 1896. Para isso muito contribuiu o sucesso que a prova fazia ao redor do mundo, onde multidões, incluindo mulheres, as disputavam em lugares como BostonNova YorkLondresChicagoRotterdam.

 

 A primeira prova da maratona olímpica feminina foi realizada nos Jogos de Los Angeles, em 1984, e a sua vencedora foi a americana Joan Benoit. 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here