JARDEL»» Ex-treinador da Quinta do Conde é campeão nos Açores - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 9 de abril de 2022

JARDEL»» Ex-treinador da Quinta do Conde é campeão nos Açores

 

Começou no Graciosa mas foi campeão no Luzense…


 

“ESPERO ACABAR A ÉPOCA COM QUATRO TÍTULOS REVELA O TREINADOR COM AMBIÇÃO”



 


Luís Ferreira mais conhecido no mundo desportivo, e em especial em toda a região de Setúbal, por Jardel, protagonista de um vasto percurso como futebolista e mais recentemente como treinador da AD Quinta do Conde, acaba de conquistar um título de campeão nos Açores para onde rumou no início da época.


Começou no Graciosa Futebol Clube mas porque as suas ideias como treinador não coincidiam com as da direcção resolveu sair e em boa hora ingressou no Grupo Desportivo Luzense levando o clube à conquista do primeiro do seu historial.


Por se tratar de um homem da região que está a ter sucesso em terras longínquas, o nosso jornal convidou-o a falar sobre a experiência que está a viver.


 

Acaba de se sagrar campeão da Ilha Graciosa como treinador do Grupo Desportivo Luzense. Como é evidente está satisfeito por isso…  

Sim, evidentemente estamos satisfeitos com o título de campeões da Ilha Graciosa, ainda para mais quando na semana que chego ao clube ficamos com 9 pontos de atraso do primeiro classificado. Daí para cá foi colocar a equipa no caminho certo, criar rotinas de equipa vencedora e trabalhar para que os resultados fossem aparecendo ao Domingo. Felizmente nos restantes 8 jogos (até aqui) apenas perdemos um e ganhámos os outros sete. Por isso, temos que estar satisfeitos pelo percurso no campeonato.

 

Curioso é o facto de ter ido para os Açores com destino ao Graciosa Futebol Clube e depois se ter mudado para o Luzense, onde foi campeão. Porquê a mudança?

A chegada ao Graciosa Futebol Clube não foi de todo fácil. A equipa tem muitos vícios antigos, esteve muitos anos com o mesmo treinador e dois dias antes do início dos treinos introduzir um novo treinador, não foi fácil para os jogadores. Mas iniciámos bem a época, ganhámos a Supertaça da Ilha após a primeira semana de trabalhos, e após termos perdido em Coimbra para a Taça de Portugal, aos 90+7', contra uma equipa do Campeonato de Portugal, não deixou de ser uma prestação positiva. Acabámos em segundo lugar na Fase de Grupos da Taça da AF Angra do Heroísmo tendo perdido apenas um jogo com o Sporting Guadalupe (vencedor), mas quando iniciámos o campeonato as minhas ideias enquanto treinador para um futuro melhor do clube, não coincidiam com as da direcção e a melhor solução foi eu sair do clube.


 

Depois deste título, o clube vai agora disputar a fase que dá acesso à subida de divisão. É esse agora o objectivo?

Depois deste título, temos mais uma jornada do campeonato que queremos vencer para preparar da melhor maneira a equipa para o que nos falta. Vamos jogar a Final da Taça da Ilha Graciosa frente ao Graciosa e vamos de seguida disputar o apuramento. No apuramento, temos como adversários os campeões da Ilha Terceira e de São Jorge, sabemos da qualidade dos nossos adversários mas também sabemos da nossa. Sabemos que num apuramento todas as equipas sonham em subir e nós não vamos ser diferentes. Sabemos que somos inexperientes por ser a nossa primeira presença, mas sabemos que isso também nos pode dar alento de fazer ainda mais história.


 

A realidade do futebol açoriano é completamente diferente sobretudo a nível competitivo. Como se processa o modelo da competição?

Eu acredito que o futebol açoriano talvez seja dos mais competitivos a nível nacional. O nosso designado "Campeonato dos Açores" que é considerado um Regional/Distrital tem orçamentos absurdos que permitem trazer bons jogadores para os Açores para juntar à excelente qualidade de jogadores já aqui existente. Todos as equipas que ganham os campeonatos de ilhas (como nós) ainda disputa um apuramento de acesso a esse campeonato! O que mostra o quão competitivo já é o futebol nos Açores.

 


Sabemos que na qualidade de jogador já havia sido campeão e como treinador foi o primeiro título?

- Não é o primeiro título porque no início da época venci a Supertaça ao serviço do Graciosa (contra o meu Luzense) mas é o primeiro campeonato. Espero acabar a época com quatro títulos: Supertaça, Campeonato, Taça da Ilha e Apuramento.

 

Tem saudades do continente e do futebol da nossa região?

Hoje em dia com as novas tecnologias matamos as saudades da família, dos amigos, acompanhamos os campeonatos e a internet ajuda-nos a estar actualizados e até visualizar jogos da nossa Distrital de Setúbal. Felizmente sinto-me bem aqui, mas como conhecemos o mundo do futebol, hoje estamos aqui mas amanhã não sabemos.  

 

Quer acrescentar algo mais?

Dar os parabéns a todos os clubes de futebol, que perante as dificuldades da pandemia se vão mantendo activos, procurando evoluir diariamente. Parabéns a todos os clubes e aos seus funcionários. E mais uma vez, é sempre de louvar a dedicação do Sr. Pina a acompanhar não só o nosso distrito de Setúbal, mas a quem como eu procura levar o nome do distrito mais além. Um bem-haja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here