CASA DO BENFICA SEIXAL»» Entrevista ao presidente Paulo Lopes - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 7 de junho de 2023

CASA DO BENFICA SEIXAL»» Entrevista ao presidente Paulo Lopes

Inovação, liderança e disciplina …


CASA DO BENFICA SEIXAL PROJETA FUTURO COM VISÃO HOLÍSTICA NO DESPORTO 


Findada a época brilhante de futsal nos veteranos, Paulo Lopes, Sérgio Vieira e Hugo Favinha, encerram a época da melhor forma, encarando o futuro com otimismo e comprometimento, procurando a simbiose perfeita no desporto: inovação, liderança e disciplina.

 

 


Presidente, a inovação e liderança são pilares basilares na Casa do Benfica do Seixal?

Deliberadamente! Uma sociedade em constante mudança não se compadece com a falta de iniciativa e criatividade. A inovação, que faz avançar, necessita de equipas bem lideradas e dos seus elementos motivados. Na Casa do Benfica do Seixal, a motivação é condição fundamental para a superação, mas depende sempre da confiança em nós próprios e nas lideranças.

 

 

O atletismo e o futsal têm dado cartas no concelho. A dinâmica vencedora é palavra de ordem na CBS?

Na Casa do Benfica, primamos pelo ponto de equilíbrio entre duas forças: a diversificação (modalidades) e a consolidação (dinâmica vencedora) – encontrá-lo é o desafio intrínseco da nossa equipa.

 

 


O capítulo disciplina tem assolado negativamente as competições de futsal. Existe sensibilidade da vossa parte para este tema?

O percurso que trilhámos no futsal, e que o transforma numa existência, não é tanto uma questão de destino ou de determinismo, mas é sempre uma escolha de atitudes e comportamentos, envolvidos por pensamentos e sentimentos, colocados ao nosso serviço e ao dos outros. A questão não é o que nos acontece no campo, mas sim o que fazemos com aquilo que nos acontece. O tema disciplina, apesar de ser um tema sensível, é um pilar crucial no nosso desenvolvimento. Os jogadores nem sempre têm razão, mas têm emoção. Não coadunamos com a violência no desporto. Quando lidamos com desporto de emoções, estamos sempre sujeitos a fatores disruptivos que potenciam tais situações. Para o efeito, em conjunto com o Sérgio e o Hugo, desenvolveremos e aprimoraremos medidas fortes, com a finalidade de alcançarmos o troféu disciplina já na próxima época. Sem dúvida, a melhor resposta.

 


 


Sente que a liderança no projeto está bem entregue?

Da liderança faz parte: a visão, que se partilha para envolver, e a capacidade de criar e inovar, que contagia para crescer. O Sérgio e o Hugo são as pessoas certas, nos lugares certos.

 

 

A mentalidade é transversal em todas as modalidades?

Sempre! A dialética da boa gestão ensina-nos a colocar os assuntos em perspetiva, a resolver o complexo, a descomplicar o complicado. Daí a liderança ser um pilar basilar. “Vestir a camisola” depende, sobretudo, da competência dos líderes. Envolver corações e mentes, e recrutar e selecionar as pessoas certas. A liderança nos projetos chave, estão muito bem entregues. Como diria Shakespeare “não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colmeia com medo das picadelas das abelhas”. Aqui somos todos apicultores!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here