SAÚDE E BEM-ESTAR »» Tudo o que deve saber para se apresentar bem no início da época - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 12 de junho de 2017

SAÚDE E BEM-ESTAR »» Tudo o que deve saber para se apresentar bem no início da época

O recurso ao ginásio torna-se cada vez mais necessário …

“É IMPORTANTE QUE OS ATLETAS FAÇAM TREINO ESPECÍFICO ANTES DE INICIAR A ÉPOCA”


Em época de férias desportivas, numa altura em que os desportistas cometem alguns excessos em termos de alimentação e fazem menos exercício físico, achámos por bem abordar este tema.

Neste sentido, fomos ao encontro de um especialista, Adinylson Fonseca, Licenciado em Motricidade Humana, Medicina Tradicional Chinesa e no último ano do Mestrado em Nutrição Clinica, que para além de ser o responsável pelos cuidados clínicos do Amora Futebol Clube é também proprietário da “TREVO” centro de saúde e bem-estar e centro de formação que presta serviços desde 2008 na Margem Sul do Tejo, nomeadamente em Amora, Paio Pires e Brejos de Azeitão.

Convém, entretanto, referir que Adinylson Fonseca para além do Amora já exerceu funções no Paio Pires, Benfica, Almada, Cova da Piedade e também trata de atletas internacionais como é o caso de Nani, Carlitos, Yoruba e Nelson Pontes.


“Trabalho de campo deve ser complementado com o trabalho de ginásio”

 “O desporto em geral, e o futebol em particular, têm vindo a evoluir cada vez mais e por isso é importante complementar o trabalho de campo com o trabalho de ginásio a nível de prevenção, recuperação desportiva e fortalecimento muscular para evitar as lesões ao longo da época. Como os atletas têm cada vez mais jogos, estão sujeitos a mais cargas a nível do treino e nível do jogo para poderem obter um melhor rendimento em campo e na sua vida pessoal também, torna-se cada vez mais imprescindível recorrer a estes espaços”, foi desta forma que Adinylson Fonseca iniciou a conversa que teve connosco.

“Nós temos máquinas que trabalham nomeadamente os membros inferiores com exercícios que se fazem hoje cada vez mais, sobretudo a nível a nível do fortalecimento do joelho e adutores. Atletas como Cristiano Ronaldo, Nani e outros internacionais a fazem este tipo de trabalho”, realçou.


“O futebol distrital também já tem atletas a fazerem trabalho específico no ginásio”

Mas não é só a nível do corpo que os desportistas devem ter cuidado, também a nível da alimentação.

“O Benfica tem uma área especifica a nível da nutrição. Os atletas são aquilo que comem e aquilo que fazem no dia-a-dia, têm que descansar bem e têm também um trabalho importante no ginásio que é feito depois dos jogos como uma forma de prevenção. Os banhos de imersão e o trabalho com gelo (Crioterapia), que tem a função de evitar a acumulação de ácido lácteo, são importantes para recuperar os jogadores mais rapidamente, a nível do cansaço”, explicou Adinylson que tem um protocolo com o Amora para o tratamento dos seus atletas mas é também procurado por atletas de outras modalidades como é o caso do Jiu Jutsi, Muay Thai, Boxe, Andebol, Basquetebol, Triatlo e atletas de outros clubes.


E, porque estamos em época de férias o especialista deixou uma mensagem dirigida não só aos atletas mas também aos pais e aos próprios treinadores.
“É importante que os atletas façam um treino específico antes de iniciar a época. Isto acontece já há algum tempo no futebol profissional mas o futebol distrital também já tem atletas a fazerem esse tipo de trabalho, para não engordarem e chegarem mais bem preparados aos clubes e assim obterem um melhor rendimento”.



O Trevo pode ser utilizado por todos os que queiram

E prosseguindo, adiantou: “Nas férias há que ter algum cuidado com a alimentação. É evidente que devemos usufruir delas mas devemos também fazer algum treino específico, é por isso que na alta competição muitos atletas levam consigo o seu personal trainer, fisiologista de exercicio, fisioterapeuta. Nós, aqui no Amora também controlamos os nossos atletas anotando o peso com que saem para férias para depois podermos fazer a comparação quando iniciam a época”.

Embora tenha esta particularidade de estar ligado ao desporto na recuperação e prevenção de atletas, o Trevo tem também outras valências que podem ser aproveitadas por qualquer pessoa.


“Temos uma parte de formação profissional onde formamos técnicos auxiliares de fisioterapia e massagistas na área do desporto; temos também uma área de reabilitação física, reabilitação inclusiva, onde ajudamos pessoas portadoras de algum tipo de deficiência motora,. Tratamos também casos de esclerose múltipla, AVC, fibromialgia e temos também aulas de pilates, onde se faz a correcção postural. Estas são aulas sempre muito preenchidas porque são uma excelente forma de diminuir as dores nas costas, corrigir a postura, escoliose, cifoses, lordoses, uma terapia muito recomendada pelos médicos. Para além disso temos também protocolos com companhias de seguros, empresas na parte da fisioterapia e a acupuctura que é uma área utilizada cada vez mais no desporto e já foi reconhecida pelo serviço nacional de saúde.

O importante é que as pessoas façam exercício físico para promoverem a saúde e viverem melhor consigo próprias”, informou e aconselhou.


 Para os eventuais interessados aqui fica o contacto de Adinylson Fonseca: email: adinylson@gmail.com; tel. 913 570 990

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here