BEIRA MAR DE ALMADA»» Na Taça de Portugal 35 anos depois - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 6 de agosto de 2016

BEIRA MAR DE ALMADA»» Na Taça de Portugal 35 anos depois

Primeira participação foi em 1981…

NOVA ÉPOCA DESPORTIVA JÁ ESTÁ EM MARCHA


O Beira Mar de Almada vai conhecer na próxima quarta-feira o seu adversário na primeira eliminatória da Taça de Portugal, que se realiza no dia 4 de Setembro.

No sorteio que se realiza às 15 horas, no auditório n.º 2 da FPF, na Cidade do Futebol, os clubes serão divididos em oito séries de acordo com a sua localização geográfica realizando-se, dentro de cada série, os jogos no recinto do clube sorteado em primeiro lugar.

Muita gente poderá pensar que esta é a primeira vez que o Beira Mar de Almada participa na prova rainha do futebol nacional. Contudo, isso não corresponde à verdade porque de facto a equipa almadense já por uma vez participou na Taça de Portugal, precisamente há 35 anos. Foi no dia 25 de Outubro de 1981 tendo defrontado em casa o Pêro Pinheiro, que venceu por 2-1. 

Os adeptos estão a viver este momento de forma entusiástica porque se trata de um dos momentos mais altos do clube mas para verem a sua equipa actuar, no caso de ela ser uma das visitadas, vão ter que se deslocar à Costa de Caparica porque é aí que o Beira Mar vai jogar.  

A confirmação foi dada ao nosso jornal pelo presidente da direcção, Rui Bicho, que adiantou também alguns pormenores sobre a nova época desportiva.


“Se nos calhar jogar em casa
 iremos fazê-lo na Costa de Caparica”


Como é que o Beira Mar de Almada está a encarar esta sua participação na Taça de Portugal?
Com perfeita naturalidade. Esta não é a primeira vez que acontece. Já participámos uma vez, há 35 anos, mas para as gerações mais novas é uma novidade. Para nós, é um prémio inteiramente justo por aquilo que fizemos ao longo da época passada e ao mesmo tempo a prova de que estamos a trabalhar bem a nível dos escalões de formação.

Quando estivemos a disputar o campeonato nacional de juniores da 1.ª divisão pedimos à Câmara Municipal de Almada para jogar na Sobreda e isso não foi permitido [tivemos que dividir o lucro da bilheteira com os Pescadores] e agora vimos a CMA ceder o mesmo espaço ao Cova da Piedade.


No caso de o sorteio indicar o Beira Mar de Almada como clube visitado onde se vai realizar o jogo?
Se nos calhar jogar em casa iremos fazê-lo na Costa de Caparica tendo em conta as boas relações existentes com os Pescadores. E aqui, temos que deixar uma nota negativa para a Câmara Municipal de Almada que não está a tratar de forma igual todos os clubes do concelho. Quando estivemos a disputar o campeonato nacional de juniores da 1.ª divisão pedimos à Câmara Municipal de Almada para jogar na Sobreda e isso não foi permitido [tivemos que dividir o lucro da bilheteira com os Pescadores] e agora vimos a CMA ceder o mesmo espaço ao Cova da Piedade. É evidente que ficámos um pouco desgostosos com a situação.





“Somos dos poucos clubes [se não o único]
que não paga a nenhum jogador sénior, para jogar”


E em relação ao plantel. Nesta altura já estará certamente formado…
Sim, praticamente já está formado. Há sempre uma ou duas vagas para alguém que possa vir há última da hora para marcar a diferença ou alguém que desequilibre, em relação ao grupo que já existe.

Há muitas alterações em relação à época passada?
Sim, algumas. Como saíram alguns jogadores vão acontecer algumas entradas [cinco ou seis] todas feitas com o espírito de apostar em gente nova, que estavam em clubes próximos e quiseram mudar de ares. Acabámos também por optar por uma ou duas situações de maior experiência a nível distrital [por indicação do staff técnico] no sentido de dar mais consistência à equipa. Nós continuamos a ser dos poucos clubes [se não o único] que não paga a nenhum jogador sénior para jogar. Os jogadores provenientes da formação já sabem que é assim e os que vêm de novo são logo avisados disso para saberem com o que podem contar. Mesmo assim conseguimos manter sempre a maioria dos jogadores [cerca de 90%] que são inscritos no início do campeonato.

Quando começa a pré-época?
Os treinos começam no dia 15 de Agosto e nessa altura será então anunciada a composição do plantel.





“Vamos ter uma cara feminina
[Patrícia Campos] na formação”

E globalmente quais são os objectivos do Beira Mar de Almada para a nova temporada?
Os objectivos ainda não estão bem definidos porque há muita gente de férias mas o nosso desejo é fazer subir de novo os juniores aos campeonatos nacionais, apostar também forte na equipa de juvenis e continuar a desenvolver a nossa formação que vai sofrer algumas alterações em termos estruturais.

Concretamente, quais?

Na época passada tivemos a saída do Paulo Piedade para o Charneca de Caparica em situações um pouco adversas e este ano tivemos uma outra saída [Henrique Silva] neste caso para um clube da zona de Lisboa inferior ao Beira Mar. Esta saída acabou naturalmente por dar uma entrada nova para a formação. O João Luís vai ser o coordenador de todo os futebol [principalmente de competição] e vamos ter uma cara feminina [Patrícia Campos] na formação. 

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here