- JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 22 de maio de 2012

AMORA Um caso de sucesso no Desporto Escolar

 Lobatos Foot são uma referência a nível nacional

Os Lobatos Foot que no ano passado participaram com brilhantismo na Ghotia Cup estão a preparar a sua participação na edição deste ano com especial cuidado para poderem defender condignamente o título de vice-campeão conquistado em 2011. Armando Lopes, o grande impulsionador do projeto, que é já uma referência do desporto escolar no nosso país, não tem tido mãos a medir na procura de apoios para que nada falte aos jovens atletas e, o que é certo, é que, até agora, já conseguiu coisas que à partida pareciam impossíveis, como é o caso, por exemplo, de um estágio de 10 dias nos Açores. Na Gothia Cup, que este ano se realiza de 15 a 21 de Julho, em Gotemburgo, na Suécia, participam 35 mil jovens em representação de 1500 equipas de 70 países. O Gothia Cup é o maior torneio de futebol juvenil do mundo e por ele já passaram, nas 36 edições anteriores, alguns nomes bem conhecidos do futebol internacional, como é o caso de Xabi Alonso (Espanha), Adebayor (Togo), Pirlo (Itália) e Källström (Suécia), entre outros. Por se tratar de um caso de sucesso e de um bom exemplo para a comunidade desportiva, o DIÁRIO DA REGIÃO foi ao encontro do professor Armando Lopes que nos recebeu no seu local de trabalho, a Escola Pedro Eanes Lobato, na Amora.



                                            Estágio nos Açores a custo zero


 Como é que está a decorrer a preparação dos Lobatos para a edição deste ano da Gothia Cup? 
Da forma como havíamos planeado. Como os campeonatos só agora terminaram e nós não queremos entrar em choque ou em litígio com nenhuma das instituições, que os jogadores representam ao longo do ano, esta é a altura ideal para começarmos a nossa preparação, de forma mais intensa. E, nesse sentido, temos já agendada a nossa participação em diversos torneios.

Quais, concretamente? 
Nos dias 26 e 27 de Maio, no Torneio de S. Luís, em Faro, juntamente com a equipa anfitriã que subiu este ano ao Nacional de Iniciados, Louletano e Olhanense. No dia 2 de Junho, no torneio aniversário do Sport Abrantes e Benfica. Depois, vamos ter alguns jogos treino com equipas da nossa região, participaremos ainda no Torneio dos Brejos de Azeitão e, por fim, de 22 de Junho a 1 de Julho, iremos realizar um estágio de 10 dias na Ilha de Santa Maria, nos Açores.

Muitos clubes profissionais não conseguem realizar um estágio com essa duração numa região tão aprazível, como os Açores. Daí, a pergunta, como é isto possível para os Lobatos?
Na verdade, esta é uma grande novidade em relação à época anterior. A hipótese surgiu na sequência de uma parceria estabelecida entre mim e a Ilha de Santa Maria onde participei no seminário "Um olhar sobre o desporto mariense - Um exemplo de boas práticas", realizado com grande sucesso no auditório da Biblioteca Municipal de Vila do Porto. No final falámos desta possibilidade, encetámos negociações e passado pouco tempo tudo estava resolvido.

 Dignificar o nome da escola e do país 

 Quer isso dizer que se vão apresentar em pleno na Gothia Cup para defender o segundo lugar conquistado a época passada? 
No escalão de Sub 15 vão participar, durante cinco ou seis dias, 240 equipas. Com tanto jogo e tantas equipas a imprevisibilidade é grande. Dependerá muito de quem nos calha na fase inicial, que é a eliminar. De qualquer forma, uma coisa é certa, os Lobatos irão representar condignamente a freguesia de Amora, o concelho do Seixal e naturalmente o nosso país. Temos a experiência acumulada do ano anterior. Não vai ser novidade para nós mas não posso dizer que somos um dos principais candidatos à vitória final. Temos que ser realistas, por muito organizada e por mais profissional que seja, a nossa estrutura não tem comparação com a do São Paulo ou do Cruzeiro. O que queremos é dignificar o nome da nossa escola e do nosso país. O resultado desportivo vem por acréscimo.


Por falar em estrutura, os Lobatos têm também uma estrutura fora do comum tendo em conta que se trata de um clube de escola? 
Sim, é um clube de escola com a participação de pais, professores e de uma estrutura de amigos que começou a identificar-se cada vez mais com o projeto. Contamos com o professor João Rodeia, treinador adjunto e técnico de guarda-redes; Paulo Trindade, fisioterapeuta; professor Henrique Melo, preparador físico; professor Luís Marques, nutricionista; a Joana e a Rita, do Instituto Piaget, que elaboram desde o estudo antropométrico dos atletas até ao estudo alimentar; o Vasco Torres, que é o delegado técnico; e o Válter Matos, que é o técnico de equipamentos. São estas as pessoas que acompanham regularmente os Lobatos quer o jogo seja na nossa escola, a nível nacional, nas ilhas ou eventualmente no estrangeiro.


 Um projecto desta dimensão tem naturalmente os seus custos. Como é que conseguem desenvolvê-lo?
Num ano de muita recessão económica e de muitas firmas dizerem que adoram o nosso projeto mas que não têm capacidade financeira para o apoiar, como foi o caso do patrocinador do ano passado, a Xetcopy, surgiu este ano o Turismo de Santa Maria que entendeu que os Lobatos podiam ser um bom veículo para a divulgação e promoção turística da ilha. Depois, contamos também com o apoio da Junta de Freguesia de Amora; da Câmara Municipal do Seixal, que nos tem cedido a Pista Carla Sacramento; e, depois, algumas empresas locais. No entanto, é bom que se saiba que o projeto, continua a ser maioritariamente apoiado pelos encarregados de educação.

 Quem não tiver aproveitamento não vai

 Sendo o pai deste projeto, como é que se sente nesta altura, com a dimensão que ele já atingiu?
Quanto maiores são os projetos maiores são as responsabilidades, principalmente de quem os lidera. Neste momento, somos uma referência do desporto escolar a nível nacional e, como tal, temos que dar o exemplo. Se fomos convidados a ir a Santa Maria é porque as pessoas acreditam em nós e que podemos ajudar no desenvolvimento desportivo da ilha. De qualquer modo, importa salientar que este continua a ser um projeto pedagógico. E, como tal, tanto os encarregados de educação como os alunos, sabem que se não transitarem de ano não vão aos Açores porque em primeiro lugar está a sua formação pessoal, social e académica. Como professor que sou entendo que para a sua estrutura de vida têm que ser bons alunos e ter bom aproveitamento. O estágio dos Açores foi um extra que se conseguiu, a custo zero para todas as famílias, ou seja, é um prémio de mérito, portanto quem não tiver aproveitamento não vai.

 E são muitos os casos de insucesso escolar? 
Felizmente há muito poucos. Cerca de 80 a 85% do grupo tem notas acima da média mas não escondemos que existem alguns casos que estão perfeitamente identificados. Se conseguirem superar as suas dificuldades, o projeto dos Lobatos torna-se ainda mais rico porque contribui como motivação extra para os estudos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here