CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 22 de maio de 2025

CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE

 Título conquistado pelos juniores valeu promoção ...

 


RICARDO AIRES VAI SER O TREINADOR DA EQUIPA SÉNIOR NA PRÓXIMA TEMPORADA

 


 

“A convite da atual direção decidi aceitar voltar a treinar a equipa de futebol sénior porque o clube quer mudar um pouco a política desportiva e apostar mais na formação”, disse o treinador.

 

 

 


Ricardo Aires, de 46 anos, vai ser o treinador da equipa de futebol sénior do Charneca de Caparica Futebol Clube que disputa o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão e tem presença garantida na final da Taça AF Setúbal, que se disputa no próximo dia 10 de Junho.

 

A informação foi avançada pelo próprio na entrevista que concedeu ao nosso jornal sobre o facto de ter sido o técnico campeão do Distrital de Juniores da 1.ª Divisão e ter levado o clube da Charneca de Caparica a disputar, pela primeira vez na sua história, uma competição de âmbito nacional.


 

Ricardo Aires, que foi internacional por Portugal nas categorias de sub-16 e Sub-17, uma carreira exemplar como jogador em clubes como o Belenenses, Atlético, Mafra, Pescadores da Caparica e Cova da Piedade (entre outros), iniciou o seu percurso de treinador nas camadas jovens dos Pescadores, foi adjunto de Sérgio Bóris no C. Piedade e Loures, e Charneca de Caparica onde foi campeão, como já tinha sido noutras circunstâncias.

 

 

O Charneca foi campeão distrital de juniores da 1.ª divisão, que significado teve para si, na qualidade de treinador, este título?

Já tinha sido campeão da 2divisão distrital como treinador de juvenis pelos Pescadores em 2015/16, na mesma época em que ainda era jogador do Cova da Piedade e fomos campeões do então Campeonato Nacional de Seniores (Prio). Mas, este título, teve um sentimento muito especial visto ser um treinador muito mais maduro e termos entrado para a história do Charneca de Caparica que primeira vez consegue ter uma equipa nos campeonatos nacionais.

 


Como foi vivida e sentida pelos adeptos do clube a conquista do troféu de campeão?

Senti que foi vivida de uma forma espetacular. Conseguimos encher a bancada do Estádio Municipal Martins Vieira, reservada aos adeptos do Charneca, no jogo decisivo em que subimos e fomos campeões. Isso é bem demonstrativo que os adeptos, pais, familiares e simpatizantes estavam a viver o momento de uma forma única no clube. Na semana seguinte, no jogo em casa quando recebemos as medalhas, faixas e taça de campeões, mais uma demonstração de apoio espetacular por parte de toda a gente.

 



Foi um objectivo definido no início da época ou assumido em determinada altura do campeonato?

Sinceramente, antes de começar a época o clube, e nós, pensámos nesse objetivo. Mas com o campeonato a ser o mais competitivo dos últimos anos, basta ver as equipas que estavam a disputar o Campeonato da 1.ª Divisão Distrital de Juniores, foi um objetivo que decidimos não assumir declaradamente para fora. Internamente fomos redefinindo objetivos com o decorrer da época e a certa altura assumimos que poderia ser a nossa época.


 

 

Quando começou a sentir que o título já não iria fugir?

É verdade que até à 13 jornada andámos sempre nos três primeiros lugares mas também é verdade que chegámos a estar a 5 pontos do primeiro classificado. Não diria que o sentimento era não deixar fugir mas sim pensar em que era realmente possível subirmos e fazer história. Quando fomos ao Seixal já estávamos em primeiro lugar, perdemos por 1-0, mas mantivemos o primeiro lugar. A partir desse jogo não voltámos a perder mais jogo nenhum e conseguimos manter esse lugar até final do campeonato sendo a equipa com mais vitórias, menos derrotas e com menos golos sofridos.

 

 

Na próxima temporada o Charneca vai participar pela primeira vez no campeonato nacional. Ricardo Aires vai continuar no comando técnico da equipa?

Verdade. O Charneca de Caparica vai participar pela primeira vez no campeonato nacionais de juniores, mas não vou ser eu a orientar a equipa. Decidi, a convite da atual direção, aceitar de novo voltar a treinar a equipa sénior. O clube quer mudar um pouco a “política” e apostar mais na formação. As contratações têm que trazer ambição e compromisso e ficar com atletas experientes que sintam o clube. Isso fez-me aceitar e acreditar que a próxima época irá ser diferente para mim e para a minha equipa técnica.

 


O plantel vai sofrer muitas alterações?

Quanto ao plantel de juniores e, pelo que posso falar até ao momento, existe muita qualidade dos atletas de 2007 e 2008 mas certamente terá que ser reforçado pela exigência que um campeonato nacional requer.

 


Há algo mais que queira referir?

Sim. Agradecer ao clube a confiança que depositou em mim, à minha família que sempre me fez acreditar que seria possível, à minha equipa técnica (Tiago Lima, João Teixeira e Jota) que foram incansáveis, ao responsável pelo departamento médico da equipa de juniores (Paiva), ao nosso diretor (Paulo Rodrigues), a todos os atletas e staff da equipa B de juniores e em especial aos “meus” jogadores que foram os grandes obreiros e responsáveis por termos conseguido fazer história no Charneca de Caparica Futebol Clube. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here