FUTEBOL»» Novas regras já estão em vigor - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 3 de junho de 2016

FUTEBOL»» Novas regras já estão em vigor

São 95 as alterações…

MÃOS E BRAÇOS JÁ NÃO CONTAM PARA O FORA DE JOGO

O International Board aprovou em Março, no seu encontro anual realizado em Cardiff, várias alterações às regras do futebol que entraram em vigor no dia 1 de Junho por forma a poderem ser aplicadas já na Copa América e no Euro 2016.

Como uma lista integra 95 mudanças, algumas bastante pequenas e simples, mostramos apenas as principais:

Lei 1 – O terreno de jogo
Além de serem permitidos os logotipos das equipas nas bandeirolas de canto, os relvados podem ter uma superfície mista de relva natural e artificial.

Lei 3 – Os jogadores
Se um substituto, um jogador que tenha sido expulso, um treinador ou elemento do staff interfere com o jogo, provocando a sua paragem, haverá um livre directo (ou penálti) contra a equipa do infractor. Antes, havia lugar a livre indirecto ou bola ao solo.

Se um objecto ou alguém que não um jogador em campo, tocar uma bola que acaba por ir para a baliza, o árbitro pode aplicar a lei da vantagem e decretar golo.

Lei 4 – O equipamento dos jogadores
Os calções de licra devem ser da mesma cor dos utilizados por toda a equipa e da mesma cor que os calções do equipamento.

Um jogador que abandone o campo para mudar de botas só pode regressar com autorização do árbitro.
Um jogador que perca uma bota ou caneleira pode continuar a jogar até à interrupção seguinte do jogo.

Lei 5 – O árbitro
Os juízes da partida têm autoridade para agir desde o momento em que entrem no relvado para o inspeccionar antes da partida. Desta forma, um jogador pode ser expulso por uma infracção cometida no aquecimento. No entanto, o árbitro só pode mostrar cartões amarelos a partir do início do jogo.

Os jogadores que se lesionem devido a uma falta que provoque a expulsão do adversário não são obrigados a sair do campo para serem assistidos. O mesmo se aplica se o jogador estiver apto a voltar ao jogo em menos de 20 segundos desde a entrada da equipa médica.

Lei 7 – Duração do jogo
O tempo que se estipula para hidratação dos jogadores é agora oficialmente adicionado ao final da partida.

Lei 8 – O início e o reinício do jogo
A bola não tem de mover-se para a frente no início da partida. Só é necessário que se mova, independentemente da direcção.

Lei 10 – Golos
A decisão sobre a baliza onde será feito um desempate por penáltis realizar-se-á com moeda ao ar, mas dependendo da estado do terreno ou de factores de segurança. Deixa de ser uma decisão do árbitro.

O juiz não precisa de ser informado da ordem dos jogadores escolhidos para o desempate por penáltis, mas caso uma das equipas tenha um maior número de jogadores em campo, deve excluir os que tem a mais e informar o árbitro.

Lei 11 – Fora de jogo
Nem as mãos nem os braços devem ser considerados no momento de determinar a posição adiantada. Aplica-se ao caso dos jogadores que estão a atacar e também aos que estão a defender, incluindo o guarda-redes.

Lei 12 – Faltas e incorrecções
Um livre ou um penálti só se pode assinalar quando a bola estiver em jogo.

Acabou a lei do chamado ‘castigo triplo’, que estipulava expulsão, penálti e suspensão quando um jogador cometia uma falta dentro da área para impedir uma oportunidade clara de golo. Agora, o árbitro tem de avaliar se o defesa tentava jogar a bola de forma limpa – nesse caso, não é expulso. Mas se obstruir, agarrar ou empurrar o adversário; não jogar a bola ou não ter a possibilidade de a conquistar quando faz a entrada; ou se tratar de uma falta merecedora de cartão vermelho em qualquer parte do campo, como conduta violenta, o jogador é sempre expulso.

Uma acção violenta é punida com cartão vermelho mesmo se não houver contacto.

Uma ofensa contra os árbitros é castigada com um livre directo ou penálti.

As faltas cometidas fora de campo são punidas com livre directo na linha limite mais próxima. Se for na continuação da grande área, será penálti.

Lei 14 – Penálti
Os jogadores que façam a paradinha depois de terem começado a corrida em direcção à bola são admoestados por comportamento antidesportivo. Fazer simulações durante a corrida é permitido.

Os guarda-redes que se adiantem demasiado antes da marcação do penálti são admoestados.

Lei 15 – Lançamento de linha lateral
Os jogadores que impeçam a cobrança de um lançamento lateral a favor da equipa adversária serão admoestados se estiverem a menos de dois metros de distância.

Lei 17 – Pontapé de canto
O texto foi alterado e agora pode ler-se “a bola está em jogo no momento em que é pontapeada e claramente se mova”. Com isto, procura-se evitar que os jogadores toquem a bola de forma antidesportiva e pretendam que não marcaram o pontapé de canto, de forma a queimar tempo



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here