MONTE DE CAPARICA»» Contra a subida de divisão nos juniores - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 11 de abril de 2020

MONTE DE CAPARICA»» Contra a subida de divisão nos juniores

Proposta da AF Setúbal coloca em causa a ética e a verdade desportiva…
"SE AS ALTERAÇÕES FOREM APROVADAS QUEM DEVE SUBIR É O V. GAMA E O MOITENSE"


O Monte de Caparica Atlético Clube também já se pronunciou sobre a consulta feita pela Associação de Futebol de Setúbal a propósito do alargamento das competições de formação e, neste caso concreto, ao Campeonato Distrital de Juniores da 2.ª Divisão.
O clube liderado por Manuel Couto congratula-se pela iniciativa da AF Setúbal que mostrou respeito pelos clubes associados, promovendo quase na sua totalidade o direito de igualdade dos clubes filiados. E, quando fala na quase totalidade, está a referir-se concretamente a um parágrafo do comunicado onde se pode ler que “a quantificação dos votos é representativa da sua actividade desportiva”. O clube azul e branco manifesta o seu desacordo neste ponto porque “se a AF Setúbal deseja ter campeonatos competitivos, todo o clube tem de ter os mesmos direitos de expressar a sua opinião, para que não exista uma grande discrepância entre os chamados grandes e os clubes pequenos”.
Depois de uma análise detalhada a direcção do clube “deliberou não aprovar as alterações propostas pela Associação de Futebol de Setúbal tendo em conta que a FPF havia cancelado todos os campeonatos de futebol de formação, sem subidas nem descidas, sendo esta medida seguida por oito associações distritais que salvaguardam assim o princípio da verdade desportiva”.
Manuel Couto, presidente...
O Monte de Caparica refere ainda que “a proposta da Associação de Setúbal vai contra o regulamento oficial de provas porque coloca em causa os princípios de ética, a defesa do espírito desportivo e da verdade desportiva, pelo simples facto de beneficiar de forma inadvertida alguns clubes”.
Por este motivo, “tratando-se de uma competição que não foi concluída, não se coaduna atribuir subidas de divisão”. No entanto, “caso esta venha a ser aprovada por maioria”, na opinião do Monte de Caparica, “a AF Setúbal deve promover os primeiros classificados (Vasco da Gama e Moitense) da fase final, de acordo com o descrito no ponto 7 do anexo do comunicado 136, pelo simples facto de aquando da suspensão eram os primeiros dois classificados, com o seu mérito desportivo. Não podemos apregoar verdade desportiva e ética quando depois tomamos e forçamos situações, para benefícios dos interesses e objectivos dos nossos clubes”.

Arrentela também não quer subidas nem descidas
Quem partilha também da opinião que não deve haver subidas nem descidas é o Atlético Clube de Arrentela, conforme adiantou ontem à noite Paulo Bicho, treinador da equipa de juniores, na entrevista que concedeu em directo ao nosso jornal. Posição, de resto confirmada pelo presidente António Cunha, em mensagem enviada.     


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here