AMORA»» Volta a ter futebol ao mais alto nível 40 anos depois - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 6 de maio de 2020

AMORA»» Volta a ter futebol ao mais alto nível 40 anos depois

É um orgulho para todos os amorenses e para a própria cidade…

“ESTA EQUIPA FICARÁ NA HISTÓRIA DO CLUBE POR SER A PRIMEIRA A CHEGAR À LIGA BPI” 

Este percurso foi feito sem truques, sem subestimar ou denegrir ninguém, foi feito com honestidade, muito trabalho e muito compromisso, salienta o presidente Carlos Henriques.


O futebol feminino do Amora está de parabéns porque acaba de conquistar o direito de participar na próxima época na principal competição desportiva do País, que foi reformulada e será disputada em novos moldes.

Com uma equipa recheada de bons valores, de onde sobressai a melhor marcadora do campeonato, o Amora foi promovido pelo facto de ter sido o vencedor da sua série, na primeira fase da competição, depois de luta intensa com o Paio Pires.

Neste momento de profunda felicidade para o clube, que acabou de completar 99 anos de existência, impunha-se ouvir o presidente da direcção, Carlos Henriques.

Devido à forma abrupta como o campeonato terminou, alguma vez pensaste neste cenário?
Sim acreditei sempre, apesar da interrupção e consequentemente a finalização dos Campeonatos. Tinha a plena confiança que iria ser dado valor ao mérito e à competência, as minhas jogadoras e equipa técnica podem testemunhar a minha confiança nesta ou noutra decisão que contemplaria sempre o Amora FC.


 Esta foi a melhor solução para resolver o problema?
Acho que foi a decisão mais elegante para dar mérito a quem terminou a primeira fase em primeiro lugar. No entanto, achava que a decisão também poderia ser outra, mas o Amora FC estaria sempre nas decisões para a subida de divisão.


Há quem não concorde com o critério aplicado; ou seja, com a subida dos vencedores das séries da primeira fase?
Como é evidente qualquer que fosse a decisão, obviamente que não ia agradar a todos, mas como disse atrás, penso que foi a possível e que menos contestação terá.

Poucas equipas no nosso País dão condições como o Amora Futebol Clube dá às jogadoras

O objectivo do Amora sempre foi, desde o início, a subida de divisão. Consideras ter sido um prémio justo?
Eu diria que foi justíssimo, pois o Amora FC preparou-se para disputar a subida. Teve que fazer algumas alterações em Janeiro, porque os adversários se reforçaram e nós como é óbvio também o tivemos que fazer. No entanto, apostámos sempre na competência das atletas portuguesas. O projecto, a História do Amora e as condições oferecidas, fizeram com que as atletas escolhessem o Amora porque poucas equipas no nosso País dão condições como o Amora FC dá.


Na próxima temporada o orçamento vai ser certamente maior devido às exigências da competição. Vai haver uma aposta mais forte em termos de plantel?
Como toda a gente sabe, o Covid-19 veio alterar muita coisa, irão com certeza existir mais dificuldades mas o Amora FC está consciente e a trabalhar para continuar a aposta no Futebol Feminino à semelhança do que fez esta época. Sobre o plantel, já existe algum trabalho de scouting, na altura própria conversaremos com as nossas atletas, queremos ficar com a maioria e depois a partir daí, poderemos pensar em reforçar a equipa que já é muito boa.


Que significado e importância tem para o Amora a subida de divisão?
O Amora está a fazer 40 anos quando conseguiu pela primeira vez na sua História colocar uma equipa de futebol no mais alto patamar do futebol português, foi em 1979/80. Agora, 40 anos depois, pela mão da sua equipa de futebol feminino, o Amora consegue estar novamente no mais alto patamar do futebol português. Portanto, o significado é muito grande e ficará na História do Amora Futebol Clube porque será a primeira vez que chega à Liga BPI, a maior competição no País. Isto é evidentemente motivo de orgulho para todos os amorenses e também motivo de orgulho para a Cidade de Amora.

Para finalizar, há algo mais que queiras acrescentar?
Agradecer à minha Direcção pela confiança no projecto, a toda a equipa técnica, inclusive às anteriores porque também nos ajudaram a crescer, à nossa directora desportiva, aos nossos patrocinadores, aos sócios, às páginas de apoio nas redes sociais, à Câmara Municipal do Seixal pela aposta em dar condições para que o Futebol Feminino crescesse, espero não me ter esquecido de ninguém, mas é impossível. Por último, lembrar a quem pouco ou nada se lembra que este percurso do qual nos orgulhamos foi feito sem truques, sem subestimar ou denegrir ninguém, foi feito com honestidade, muito trabalho, muito compromisso, deixando que outros se entretessem a falar e afrontar de forma menos séria um clube com a nossa História. Foi uma falta de respeito mas Deus não dorme e não deixou de ajudar a que o sonho se concretizasse. Obrigado também a ti pelos milagres que fazes para acompanhar todo o futebol do distrito e não só. Obrigado.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here