FUTEBOL DE PRAIA»» Sesimbra atravessa excelente momento de forma - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 28 de julho de 2023

FUTEBOL DE PRAIA»» Sesimbra atravessa excelente momento de forma

Treinador Bernardo Mata em entrevista…



“A CONQUISTA DA TAÇA ERA UM DOS NOSSOS OBJECTIVOS ESTA ÉPOCA” 

 


Subida à Divisão de Elite é o próximo objectivo da equipa sesimbrense.

 



O futebol de praia do Grupo Desportivo de Sesimbra está de parabéns pela conquistou da Taça AF Setúbal, no escalão de seniores, ao vencer o Alfarim (8-7) na final disputada no Estádio da Praia do Ouro, perante grande moldura humana.


A equipa sesimbrense está a atravessar um excelente momento de forma com uma série de oito vitórias consecutivas nas várias competições em que tem estado envolvida, Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça AF Setúbal, que conquistou.


Bernardo Mata, o treinador da equipa, em entrevista fala sobre a conquista do troféu, dos objectivos para esta época, do bom desempenho dos outros escalões e da escolinha de futebol de praia.   


      

Que tem a dizer sobre a conquista da Taça AF Setúbal?

Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns à Associação de Futebol de Setúbal pela iniciativa de ter criado esta Taça do Distrito que este ano infelizmente contou apenas com 5 equipas. Esperamos na próxima época poder contar com mais porque este foi um excelente passo para o crescimento da modalidade no nosso distrito. Em relação à conquista da Taça, posso dizer que era um dos objectivos desta época. Sabíamos que seria bastante difícil devido à qualidade das outras equipas, mas conseguimos. Defrontámos o São Domingos nos quartos-de-final e vencemos por 8-3, num jogo que tornámos fácil devido à concentração e respeito pelo adversário. Depois jogámos a meia-final com o Vitória FC, num jogo bastante complicado porque defrontámos uma equipa muito física que se fecha bem, vencemos no prolongamento por 5-4. Este foi o nosso caminho até à final, também com alguns jogos do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal pelo meio que fez com que houvesse uma preparação especial na gestão de todo o plantel para termos todos os jogadores disponíveis e em condições de podermos vencer a Taça.




O jogo da final terminou com a vitória pela diferença mínima. Isso quer dizer que foi muito disputado?

O mais importante era vencer, por 1 ou 2 golos de diferença tanto fazia, mas a verdade é que terminou com a margem mínima. Antes do jogo disse que iria ser bastante difícil porque as equipas se conheciam bem uma a outra. Entrámos muito bem no primeiro período e estivemos a vencer por 4-0. No segundo período continuámos a tentar jogar e a praticar o nosso jogo e no final estávamos a vencer por 6-3. Sabíamos que o adversário iria fazer tudo para mudar o rumo do jogo com faltas e lançamentos directos para a nossa área. Tentámos defender bem e sair no contra-ataque e o adversário sempre a provocar a falta. Entrámos um pouco nesse jogo e sofremos quase todos os golos de livre directo. No conjunto do jogo fizemos dois excelentes períodos em que fomos claramente superiores e fomos a única equipa a praticar futebol de praia. No terceiro período o adversário limitou-se a lançar bolas para a área e a ganhar faltas no desespero. Bastou-nos aguentar e esperar que o jogo terminasse. No final fomos justos vencedores pelo excelente jogo que fizemos.



O Sesimbra está apurado para os quartos-de-final da Taça de Portugal e segue em segundo lugar no Campeonato Nacional. Quais são os objectivos para estas duas competições?

No campeonato estamos dentro do objectivo que é passar à fase final para a qual são apurados os dois primeiros classificados que depois vão disputar as meias-finais com o 1.º e 2.º da zona norte, onde uma vitória dá acesso à Divisão de Elite. Portanto, independentemente da posição, a nossa preocupação é o apuramento. Na Taça de Portugal, o objectivo já foi cumprido porque a nossa ideia era chegar aos quartos-de-final (melhor que a época passada) e jogar em nossa casa. Será frente ao Nacional da Madeira, que é da Divisão de Elite, uma equipa bastante organizada e muito forte ofensivamente, com a qual fizemos dois jogos-treino na pré-epoca.


 


Escolinha para jovens entre os 8 e os 14 anos

 


Para além dos seniores também os outros escalões estão a ter um bom desempenho. Isso quer dizer que o GD Sesimbra é uma das grandes potências da modalidade?

É verdade. Este ano também melhoramos nos sub-18 que venceram a Madjer Cup, um torneio internacional que na época passada perdemos na final. Temos também a equipa “B” que se encontra no campeonato distrital, muito bem encaminhada para ir à fase final. Iremos neste mês de Agosto arrancar mais um ano com os treinos da escolinha de futebol de praia onde temos 4 escalões, os sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14. Para quem quiser saber mais informações pode passar na nossa página do instagram “gdsesimbra_bsc” e enviar mensagem. Por tudo isto, considero claramente que o GD Sesimbra é uma das grandes potências do futebol de praia a nível nacional pelo trabalho e empenho que é demonstrado pelos resultados que apresentamos, não só pela equipa principal, mas também pelos escalões mais jovens. E, por outro lado também pelo leque de jogadores que já forneceu à selecção nacional e a alguns clubes que disputam a Divisão de Elite.


Há algo mais que queira salientar?   

Fazer apenas um apelo aos clubes e aos municípios, principalmente ao de Sesimbra, para que invistam mais nesta modalidade que tanto traz à nossa vila como ficou demonstrado nesta final jogada numa quarta-feira à noite com centenas de pessoas a ver, mais que em alguns jogos da Divisão de Elite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here