AMORA - EM CAUSA PODE ESTAR A PARTICIPAÇÂO DA EQUIPA NA SEGUNDA FASE - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 14 de março de 2013

AMORA - EM CAUSA PODE ESTAR A PARTICIPAÇÂO DA EQUIPA NA SEGUNDA FASE

José Meireles explica as razões da saída 

 “Somos um clube com uma
 Direcção cansada e sem prestígio” 

A afirmação é do ex-treinador José Meireles que sempre sentiu que o Amora era um alvo a abater porque desde cedo se apercebeu que quando os árbitros erravam era sempre para o mesmo lado. Sobre os muitos problemas existentes o técnico diz que o tiro final foi dado pela Direcção com a saída do Nuno Sampaio.

Depois da saída do director desportivo, António Duro, agora, foi a vez do treinador José Meireles, abandonar o Amora. A decisão foi tomada na sequência uma sessão de esclarecimento realizada, em substituição de uma Assembleia Geral entretanto marcada e depois desmarcada, no último domingo, no final do jogo com o Cartaxo a contar para a última jornada da primeira fase da Série E, do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, que ditou a descida do clube da margem sul do Tejo ao distrital. Terminada a sua colaboração no clube, o técnico não perdeu tempo e horas depois acabou por ingressar no Monte de Caparica aceitando o convite para dirigir a equipa na 1.ª Divisão da AF Setúbal, em substituição de Márcio Rodrigues que havia colocado o seu lugar à disposição da direcção, após a derrota sofrida no último domingo no jogo que realizou em casa com o Cova da Piedade. No que respeita ao Amora, resta saber agora qual vai ser a solução encontrada. Na Medideira há um nome que parece merecer o consenso para treinador da equipa. Mas, devido à instabilidade vivida, com o anúncio da realização de eleições para o dia 7 de Abril, há quem ponha em causa a presença do clube na segunda fase do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão.

 O Jornal de Desporto foi ao encontro de José Meireles que aceitou o repto para esclarecer as razões da sua saída do clube. Eis, o teor da conversa que mantivemos:

 “Em algumas semanas apenas conseguíamos fazer um treino” 

Quais as principais razões para a saída do comando técnico do Amora? 
Não houve uma razão especial mas sim um acumular de situações ocorridas ao longo de cinco meses onde o anormal era não haver qualquer problema para resolver. Qual a análise a fazer sobre o comportamento da equipa ao longo do campeonato? Com todas as vicissitudes que tivemos ao longo da época, desde a entrada e saída constante de jogadores, penso que tivemos uma prestação bastante positiva.


A falta de condições de trabalho tiveram influência na classificação final ou será que houve outras razões que contribuíram para o não apuramento para o grupo dos seis primeiros? 
Claramente, mas não só. Posso enumerar algumas, como por exemplo o facto da equipa raramente conseguir fazer três treinos por semana e que em algumas semanas só conseguíamos fazer um treino porque os meus amigos Manuel Pinéu (ADQC) e Tiago Morais (Charneca de Caparica) se disponibilizaram sempre para me ceder um dos dias do treino deles para fazermos um amigável. As razões para não haver treino tinham a ver com a falta de equipamentos, falta de campo e outras. Mas, quando digo que não foi só a falta de condições quero dizer que na realidade sempre senti que o Amora FC era um alvo abater, Desde muito cedo apercebi-me que os árbitros quando se enganavam era sempre contra nós, talvez porque eramos um clube com uma Direcção cansada e já sem prestigio. Mas, o tiro final na nossa equipa foi dado pela Direcção com a saída do Nuno Sampaio. A partir daí, nunca mais fomos equipa. Alguns poderão dizer que só um homem não pode ser tão influente mas a verdade é que homens com H grande no futebol há poucos e o Nuno é um deles. Ele, conjuntamente com o Tó Loureiro, eram a minha voz dentro do campo e do balneário. Com a saída do Nuno Sampaio e com a lesão do Tó começou-se a perder o grupo que é muito jovem e extremamente influenciável.

“Desde o primeiro dia que entrei
fui sempre atacado pelos mesmos” 

Há quem diga que houve um boicote muito grande à equipa por parte de alguns adeptos. Também partilha desta opinião? 
Adeptos, são aqueles que lutam pelo clube sem interesses. Agora alguns energúmenos que não dão a cara, esses não são adeptos. Quero, no entanto, dizer, que o boicote que alguns fizeram tinha como objectivo a pessoa do Presidente só que nos apanhava a nós pelo caminho e até isso foi difícil de gerir, para não falar também dos atletas que foram tão injustamente atacados nas redes sociais. Falando de mim, desde o primeiro dia que entrei fui atacado sempre pelos mesmos, apesar de não me conhecem minimamente. Nunca conseguiram dizer uma única verdade e passo a enumerar: sempre tratei todos os jogadores de igual forma; nunca tive nenhuma preferência por ninguém; sempre jogaram os que mereciam jogar; não sou, nem nunca fui, empresário de nenhum atleta; e, para aqueles que diziam que enriqueci no Amora, só quero dizer que ainda não recebi um euro. Portanto, para quem é frustrado e só ataca em redes sociais, com nome escondido, pode ser que agora sinta vergonha de tudo o que disse e que nada tinha de verdade.

“Saio magoado com aqueles que
cuspiram no prato de quem lhes deu de comer” 

Sai magoado com alguém? De quem partiu a decisão? 
Foi uma experiência bonita. Triste no final, é certo, mas foi algo que me deu muito prazer porque revi atletas que há muitos anos atrás enquanto mais jovens foram meus atletas e hoje homens feitos nutríamos os mesmos sentimentos. Magoado saio principalmente com aqueles que cuspiram no prato de quem lhes deu de comer. Ao clube e à nova Direcção que se avizinha desejo-lhes as maiores felicidades e que consigam levar o clube ao lugar que merece.

O telefone não demorou muito a tocar. O Monte de Caparica é agora o novo clube. Quais vão ser as linhas mestras para o desempenho da equipa no Distrital da 1.ª Divisão? 
É verdade. Talvez isso queira dizer alguma coisa. Tudo o que me foi pedido foi que trabalhasse para manter a equipa na I Divisão. E, é isso, que eu, e toda a equipa técnica que me acompanha para este projecto, iremos fazer. Já tomei conhecimento dos atletas que tenho ao meu dispor e curiosamente vou voltar a encontrar atletas que já me passaram pelas mãos no futebol juvenil. Com rigor e trabalho vamos conseguir os objectivos traçados pela Direcção.

6 comentários:

  1. Ao nosso ex-treinador o agradecimento que se compete fazer a quem serviu o clube. Teria sido interessante no entanto, perguntar ao Treinador José Meireles duas coisas:

    1) também se demitiu de vice presidente do Amora FC?

    2) ao dizer que há uma "Direcção cansada e já sem prestigio" também se engloba a ele? É que (e desculpe se estou enganado), segundo creio faz parte da direcção do Amora FC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nelson Filipe Patriarca, desde já obrigado pelos seus agradecimentos, agora quanto ás suas perguntas não me importo nada de lhe responder.
      1 - Não me posso demitir daquilo que nunca fui
      2 - Pela minha primeira resposta já calcula qual será a segunda
      aproveito no entanto para esclarecer o meu amigo que pelo facto de aparcer o meu nome como Vice Presidente para o futebol não quer dizer que o seja, não tem seguramente nenhum livro de actas assinado por mim não terá a ficha da AFS assinada por mim algo que seria obrigatorio, e, se eu nunca fui nem tomei qualquer posse então quem assumiu o cargo enquanto essa direcção (ainda actual) governou os destinos do clube,espero tê-lo ilucidado como espero que não se reservem mais dúvidas em relação a este assunto. Só para terminar quando supostamente o meu nome apareceu na lista da Direcção era eu treinador do F C Barreirense logo não seriam compativeis os cargos.

      Eliminar
  2. Caro José Meireles
    Assim sendo agradeço imenso o seu esclarecimento, pois a correta reposição dos factos reduz ou anula qualquer hipótese de mal interpretação.
    Assim, enquanto sócio há 25 anos do Amora FC, reafirmo o meu agradecimento pelo trabalho feito, gabo-lhe a paciência para aguentar o que aguentou e desejo-lhe felicidades no Monte da Caparica, que seja um passo intermédio de uma etapa feliz.
    Aproveito para partilhar consigo o vídeo que gravei do seu último jogo no Amora FC: http://www.youtube.com/watch?v=Yc7fN1voyEI

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Mister José Meireles o sr.e a sua equipa técnica, na minha opinião foram extraordinários na forma como desenvolveram o vosso trabalho que à partida se apresentava de condições muito difíceis. Como amorense desejo-lhe que tenha sucesso no "seu" novo clube e que nunca esqueça o Amora F.C. Pois o clube não pode ser prejudicado e conhecido por ter pessoas incompetentes, isto para não dizer outros adjectivos. No entanto é como diz há a perspectiva de novas pessoas, uma nova direcção afigura-se ao leme do clube. E começa a haver um novo alento, embora comedido, entre todos que sofrem por este clube. Uma coisa é certa pior que a direcção que vai sair não é de certeza absoluta. Porque a direcção que vai sair, presidida pelo José Mendes, é tão somente a pior direcção do Mundo! E, penso como um dos candidatos do Sporting em que diz: se houver dívidas ponho processo aos anteriores directores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo, infelizmente tenho que dizer assim porque o Sr. não se identificou e até posso entender porquê.
      Fique descansado que a instituição Amora F C é demasiado grande para eu alguma vez me esquecer dela.
      Saio com o orgulho de ter pertencido à história desse grande clube e quem sabe se um dia volto ninguém sabe o dia de amanhã

      Eliminar
  4. Começou os anónimos a elogiarem o trabalho...
    até aqui nada de novo, modos operandi normal...
    Zé Augusto

    ResponderEliminar

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here